Entregue a nova sede que inova em segurança ambiental no Pecém

13 de fevereiro de 2013 - 09:08

Complexo terá também Polícia, Semace, Prefeitura e Bombeiros

Aqui nós temos uma proposta inovadora que junta gestão, fiscalização da Semace ação de proteção do Corpo de Bombeiros e da Polícia, isso é um novo conceito de segurança ambiental”. A frase é o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente -Conpam, Paulo Henrique Lustosa ao inaugurar na manhã de hoje, 8, sexta-feira, o prédio da nova sede, que abrigará supervisores e apoio técnico de três unidades de conservação: Estação Ecológica do Pecém, APA do Pecém e APA do Lagamar do Cauípe. Formada a mesa, falaram o Prefeito Claudio Pinho, o presidente do Conpam, Paulo Henrique, o superintendente da Semace, José Ricardo Lima Araújo e o presidente da Câmara, José Edinaldo Lopes e quando a palavra foi facultada, falou o vereador Goisão do Pecém que será em breve nomeado Secretário da Regional do Pecém que sugeriu a proteção e recuperação dos manguezais.

O prefeito Cláudio Pinho indagou se a escolha da data para a inauguração era para marcar o aniversário do presidente ou por sua possível saída para assumir a vaga de deputado federal? Paulo Henrique explicou que foi coincidência. A Banda de Música Municipal Aldenor Barbosa apresentou seu repertório eclético que vai do erudito, popular e o regional e após o primeiro ato da solenidade que foi o descerramento da placa inaugural, o Prefeito Claudio Pinho quebrou o protocolo e pediu que a banda municipal executasse o parabéns para o presidente Paulo Henrique Lustosa.

Claudio Pinho destacou em sua fala que o grande desafio do seu município seja exatamente ter condições de promover o desenvolvimento sustentável, “já que existem industrias aqui que geram um grande impacto ambiental, embora os impactos venham agregadas as compensações, por isso, precisamos compreender, desenvolver o município, mas também precisamos dar qualidade de vida aos munícipes e garantir o progresso e a inauguração da estação é uma prova que o Governo do Estado tem essa preocupação de aliar o crescimento com a proteção ao meio ambiente e essa também é uma preocupação da atual Gestão Municipal. O objetivo é que o governo municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano caminhe lado a lado com o Conpam e a Semace a fim de garantir o maior número de ações que visem a educação, proteção, conservação e preservação do meio ambiente sem com isso se permitir o extremismo xiita, equilibrando o desenvolvimento econômico com o meio ambiente.”

O superintendente da Semace, Ricardo Araújo falou da satisfação em desempenhar um trabalho integrado. O Conpam vai destinar uma sala para a Semace, que por sua vez espera atender melhor o pessoal que tem dúvida com licenciamento além de manter equipe de fiscalização na área.

De acordo com a supervisora da Estação Ecológica Telma Rodrigues Sampaio, a prioridade do trabalho é a educação e o diálogo com a sociedade. Em sua fala durante a solenidade inaugural, destacou que o equipamento não vai ficar isolado e receberá as associações, professores e alunos além de trabalhar em parceria com a prefeitura municipal.” O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

A supervisora do Lagamar do Cauípe. Maria Tacianne destacou a formação do primeiro mosaico das Unidades de Conservação e o trabalho em parceria buscando a conservação das ambientalmente mais frágeis.

Segundo Luiz Gustavo Fagundes, coordenador de Biodiversidade do Conpam, a nova sede física facilita o exercício das atividades diárias na unidade. “A construção e finalização da sede é importante, na medida em que dá apoio local aos técnicos. Isso permite a realização contínua de um trabalho, evitando que eles percam tempo se deslocando de Fortaleza para o Pecém a todo momento. Além disso, as demandas da população podem ser atendidas de forma mais rápida”, diz. O conselho gestor de cada uma das três unidades da nova sede está em processo de definição.

Também prestigiaram o evento os secretários Executivos Municipais de Turismo, Cleane Hebe, de Juventude, Esporte e Cultura, Afonso Celso, de Infraestrutura, Vicente Luis, de Desenvolvimento Econômico, Édipo Natan e os vereadores Edinaldo Lopes (Presidente), Péricles Roberto (Pekim), Paulo Henrique, José Wanginaldo de Gois (Goisão do Pecém), Emerson, Antonio José, “Totó” e “Pequeno”, o gerente da Agência da Caixa Econômica Pecém, Roque Mota, a coordenadora de Educação Ambiental do Conpam, Maria José Holanda e toda a equipe técnica que irá trabalhar na Unidade de Conservação: Telma Rodrigues Sampaio – Supervisora de Núcleo da Estação Ecológica do Pecém, Luís André Rocha, Guilherme Barroso, Cinde Moreira, Antônio Marcos, Antônio Renato, Daniel Ferreira, Francisco Helder, Francisca Luciene, Francisca Camila, Francisco da Chagas, Kleana Rodrigues, Luiz Antônio, Noesia Maria, Raimundo Nertan, Veridiana no Nascimento, Joel Domingos e Pedro Edgar.

A Estação Ecológica do Pecém é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada através do Decreto Estadual Nº 30.895, de 20 de abril de 2012. Possui uma área de 973,08 hectares. Está situada nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia. Localiza-se a 57 km de Fortaleza, com acesso pela Via Estruturante, CE-085. Possui ecossistema litorâneo e objetivos científicos e educacionais.

Assessoria de Comunicação do Conpam

Elizabeth Rebouças