Programa Previna

22 de janeiro de 2013 - 18:09

Foi elaborado o Plano de Ação do PREVINA para o ano de 2008, aprovado pelo Comitê Estadual em reunião no CONPAM, no dia 30 de abril de 2008. Esse Plano contém agenda de atividades para as instituições que compõem o Comitê desenvolverem esse ano, de forma interinstitucional, tais como: cursos, mini-cursos, seminários, divulgação, sinalização, elaboração de Banco de Dados e ações de combate aos incêndios.

Convênio de Cooperação Técnica

No desenvolvimento do PREVINA evidenciaram-se as dificuldades que o pequeno agricultor enfrenta para solicitar autorização para o uso alternativo do solo e do fogo controlado. Por esse motivo foi proposto, através do colegiado do Programa, a criação de um Convênio de Cooperação Técnica, assinado no dia 19 de dezembro último, entre a Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE – e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará – EMATERCE – com a interveniência do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – CONPAM – e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário- SDA.

O Convênio tem por objetivo o estabelecimento de cooperação técnica visando a execução das atividades dos agricultores relacionadas ao uso alternativo do solo, ao uso do fogo controlado e a aprovação de áreas destinadas a compor a reserva legal do Estado do Ceará.

Compete a EMATERCE formalizar o processo, vistoriar e emitir Parecer Técnico para as atividades florestais em áreas de até 05 hectares, a fim de que sejam emitidas pela SEMACE as autorizações de uso alternativo do solo, autorização do fogo controlado e aprovação dos espaços destinados a compor a reserva legal.

Após a assinatura do Convênio, o CONPAM, SEMACE, SDA, EMATERCE e IBAMA elaboraram o Plano de Trabalho do referido Convênio.

Seminários PREVINA – Ano de 2007

O Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais – PREVINA, coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, em parceria com a SEMACE, FUNCEME, EMATERCE e IBAMA, realizou 04 seminários do programa nos dias 29 de novembro, 7, 11 e 18 de dezembro de 2007, nas cidades de Indepedência, Ocara, Mombaça e Jaguaribe.

Participaram dos eventos os municípios de Mombaça, Irapuã Pinheiro, Santa Quitéria, Tauá, Crateús, Novo Oriente, Jaguaribe, Ocara e Independência. As Plenárias foram compostas pelas Prefeituras, Escolas, Associações, COMDEMAs, Imprensa, Órgãos Públicos Estaduais , APAE, Fazendeiros, Agricultores, Igrejas e Estudantes.

O principal objetivo dos Seminários é implementar, articular e divulgar ações, dentro de um planejamento estratégico integrado para orientar o homem do campo, no sentido de superar as dificuldades existentes na atividade agrícola sustentável do Estado do Ceará.

Seminários PREVINA – Ano de 2008

Os Seminários do Previna este ano foram realizados e ministrados nos dias 02 de abril em Itaitinga, 03 de abril em Apuiarés, 05 junho em Parambú.
Na programação dos Seminários estão inseridas as palestras, do CONPAM- o Programa PREVINA,  ministrada pela  assessora técnica Ana Cecy, da SEMACE-  Legislação com Orientação de Solicitação/Autorizações para o Desmatamento e uso do Fogo Controlado –  com o técnico Leonardo Ferreira do setor florestal,   da FUNCEME- Monitoramento por Satélites, pelo  metereologista Raul Fritiz, a EMATERCE-Alternativas de substituição as queimadas/ praticas conservacionistas, com os técnicos José Estenio e José Maria Freire e o IBAMA-CE/Prevfogo- Diagnósticos das queimadas no estado do ceará, o coordenador  Kurtis François.

Foi agendado no Plano de Ação do PREVINA, como atividade do IBAMA-CE/PREVFOGO, pelo coordenador Kurtis Françõis, os Minicursos de Mudanças Climáticas com foco em queimadas e incêndios florestais, ministrados pelas Analistas Ambientais do IBAMA/Brasília, Adiraci Oliveira de Almeida e Sabrina Rodrigues Silva, Coordenado pela assessora de eventos do IBAMA-CE Fátima Lucena, em parceria com o CONPAM- Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, que  fez a articulação com as secretarias de educação dos municípios e disponibilizou o apoio logístico necessário para a realização de evento.

Locais e datas:

Dia 23 em Ibiapina – 14:00 às 18:00 horas – Centro Pastoral Zumira Mello-Centro , próximo a Prefeitura.

Dia 24 em Crateús – 14:00 às 18:00 horas – Auditório da Secretaria de Educação.
Rua Coronel Totó, nº 544

Dia 25 em Iguatu.
14:00 às 18:00 horas- No SESC,rua 21 de abril S/N, próximo ao Bairro Alto do Jucás.

Dia 28 no Crato – 8:00 às 12:00 horas – Auditório da CRED 18 (a Confirmar)

Dia 29 em Jaguaribe – 14:00 as 18:00 horas – Pólo de Atendimento Elionidas Pinheiro Diógenes S/N
Bairro Aloísio Diógenes

Cursos de Formação de Brigadas

Serão ministrados 05 cursos de Formação de Brigadas atividades inseridas no Plano de Ação do Programa PREVINA, pelo coordenador do IBAMA-CE/PREVFOGO, Kurtis François, em parceria com o CONPAM, nos municípios de Viçosa, Ubajara, Aiuaba, Jardim e General Sampaio.
O CONPAM/ PREVINA vai disponibilizar os equipamentos para as aulas de campo, pastas, blocos de anotações e canetas e o PREVFOGO, vai disponibilizar o material programático e os monitores.

Ligação externa: FUNCEME