Comitê Previna debate sobre focos de calor e queimadas

30 de novembro de 1999 - 00:00

O Comitê Previna – Programa Estadual de Prevenção, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios – realizou na tarde desta terça-feira (12/01), na Secretaria do Meio Ambiente, mais uma reunião que teve como tema principal os focos de calor que geram queimadas nas matas e florestas do estado do Ceará. A reunião foi coordenada pela secretária em exercício, da Sema, Maria Dias que ouviu as sugestões de cada representante dos órgãos que participam do Previna.

Meyre Sayure Sakamoto, representando a Funceme disse que, apesar das chuvas caídas no estado do Ceará no final de dezembro de 2015, e nos primeiros dias de janeiro de 2016, o quadro da seca não mudou quase nada. “As chuvas caíram mais no sertão dos Inhamuns, na serra de Baturité, e em algumas cidades do Norte,  mas no Cariri, onde já se esperava muita chuva nesta época, as precipitações foram fracas”, colocou.

Os técnicos explicaram que o número de focos de calor ( e não queimadas como alguns órgãos da imprensa costumam falar) chegaram a mais de 3 mil apenas no mês de novembro, todos registrados pelos satélites. No ano de 2003 houve registros de mais de 12 mil focos no Ceará. 

A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA coordena, desde 2004, o Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA) cujo objetivo é subsidiar o governo na formulação de políticas públicas de promoção e desenvolvimento de ações, contribuindo efetivamente para o planejamento e a utilização de estratégias de prevenção, monitoramento, controle de queimadas e combate aos incêndios florestais no âmbito estadual.

Participaram deste primeira reunião do ano representantes da Sema, Semace, Ematerce, Ministério Público, Funceme. Ibama, ICM Bio, PRF, Polícia Militar do Ceará, Polícia Ambiental, Incra e DER e DNIT.