No contexto organizacional da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a Célula de Conservação da Diversidade Biológica (CEDIB) faz parte da Coordenação da Biodiversidade (COBIO). A CEDIB é formado por um corpo técnico responsável e tem como uma de suas atribuições identificar áreas com relevância ecossistêmica para criação de Unidades de Conservação no Estado do Ceará.

Partindo do compromisso com as áreas protegidas, a Célula executa programas e projetos que articulam ações para a conservação ambiental, principalmente, do bioma caatinga, domínio predominante no Estado. Somado a essas atividades, a Cedib também atua no campo socioambiental através do incentivo ao trabalho voluntário nas Unidades de Conservação já criadas, por meio do Programa Agente Voluntário Ambiental – AVA. Ressalta-se que o portfólio de projetos do setor tem repercussão nacional e internacional, compreendendo também o Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas – GEF Mar, o Projeto GEF Terrestre, Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade – EPANB e Áreas Prioritárias para Conservação da Biodiversidade do Estado do Ceará.

A Célula de Conservação da Diversidade Biológica possui como estratégia expandir as áreas protegidas no Estado do Ceará ampliando e qualificando espaços naturais dos municípios e de particulares. Para essa consagração, é executada a Política Estadual de Áreas Protegidas com intuito de implementar o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC), de acordo com a Lei Nº14.950 de 27 de junho de 2011.

Para a difusão de informações sobre as Unidades de Conservação do Estado, a CEDIB gerencia o Cadastro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC). Este cadastro alimenta formulários que compilam dados sobre as UCs. A partir das informações cadastradas no CEUC, foi elaborado o Painel de Indicadores sobre UCs dando origem a plataforma “Painel CEUC”. Outra plataforma consolidada é a “Viva essa Experiência: Unidades de Conservação” que permite, de forma interativa, apresentar a espacialização das UCs no território estadual.

O acesso a estas informações é realizada de forma gratuita com conteúdo disponível no site da Secretaria, como também entrando em contato pelo telefone (85) 3108-2773.

 – MAPA CEUC