Semana Estadual de Proteção Animal 2019

 

Anualmente, no dia 4 de outubro, comemora-se o Dia Mundial dos Animais. Neste dia, a vida animal em todas as suas formas é celebrada, e eventos especiais são planejados em todo o mundo. A data foi originalmente escolhida por ser o dia de São Francisco de Assis, um amante da natureza e padroeiro dos animais e do meio ambiente.

 

Em alusão a essa data, foi promulgada a Lei Estadual nº 16.667/2018, que institui o Dia Estadual de Combate a Maus Tratos de Animais no Estado do Ceará. Já no início de 2019, foi criada, no âmbito da SEMA, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (COANI), com o objetivo de articular e propor políticas públicas para a proteção animal no estado do Ceará.

 

Dentro deste contexto, o Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), desenvolveu a campanha educativa SEMANA ESTADUAL DE PROTEÇÃO ANIMAL. Em parceria com ONGs e instituições públicas e privadas, são realizadas diversas atividades de educação ambiental, tais como palestras, seminários, apresentações teatrais, contação de histórias, trilhas guiadas com observação de aves, cinema ambiental, distribuição de material educativo, concurso de fotos, exposições, soltura de animais capturados/apreendidos, mutirão de castração, audiência pública, vacinação e adoção de animais abandonados, dentre outras. Essas atividades são realizadas nos municípios e nas Unidades de Conservação do Estado.

 

Programação

– Programação UCs SEPA 2019

– Programação Municipios SEPA 2019