Semana do Meio Ambiente 2022

A Semana do Meio Ambiente, instituída oficialmente pelo Decreto Nº 86.028, de 27 de maio de 1981, tem como finalidade “promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país”. Esse evento é realizado anualmente, na primeira semana do mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por sua vez, a Lei Estadual no 17.227/2020 estabelece o mês de Junho como o “Junho Ambiental”.

A Semana do Meio Ambiente de 2022, 05 a 12 de junho, no Junho Ambiental, teve como tema: “Nascentes preservadas, Água garantida”. Nascente é o local onde se iniciam os corpos d’água (riachos, rios, lagoas). A vegetação retém a água da chuva, que se infiltra no solo, alimentando os lençóis freáticos, e estes alimentarão as Nascentes e Olhos d’água nascentes.

Até o dia 12 de junho, foram realizados eventos em 142 municípios, organizados pelo Governo do Ceará, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

Veja aqui a programação da SMA 2022, que foi realizada nos municípios e Unidades de Conservação.

A programação da SMA 2022, realizada pela SEMA, foi iniciada às 7h, do dia 05/06, com a largada da 3ª Corrida do Cocó, com percursos de 2 km e 5 km, e com a comemoração dos cinco anos de regulamentação do Parque Estadual do Cocó. A governadora Izolda Cela participou da abertura oficial dos trabalhos e foi agraciada com a comenda “Amigos do Cocó”. Também receberam a honraria, o ex-governador Camilo Santana, a bióloga Cecília Licarião, o geógrafo Leonardo Borralho e o jornalista Eliomar de Lima.

O junho ambiental promoveu uma série de atividades durante todo o mês. Começou com a celebração do cinco anos do Parque do Cocó, o início do Projeto Viva o Parque no Parque de Exposição do Crato e a comemoração, no dia 19/06, dos 25 anos do Parque Botânico de Caucaia.

A Semana do Meio Ambiente da SEMA foi encerrada no domingo, dia 12 junho, com a chegada do “Viva o Parque” ao Cariri. O projeto, do Governo do Ceará, funcionará sempre aos domingos, de 8h ao meio-dia, no Parque de Exposição do Crato, onde se localiza a Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) Riacho da Matinha.

No lançamento do projeto estiveram presentes o titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno; o prefeito do Crato, José Ailton Brasil; o coordenador de Educação Ambiental da SEMA, Ulisses Rolim; a gestora da ARIE, Dágila Ramonita, o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente do Crato, George Borges; além de vereadores do município.

Na Semana do Meio Ambiente, no período de 6 a 10 de junho, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas), o educador ambiental Genario Azevedo realizou palestras com o tema “Nascentes Preservadas, Água Garantida”, em oito municípios representativos de quatro bacias hidrográficas do Ceará: Itapajé (Bacia do Curu), Uruburetama e Itapipoca (Bacia do Litoral), Morrinhos e Acaraú (Bacia do Acaraú), Jijoca de Jericoacoara e Granja (Bacia do Coreaú.

Ainda dentro da programação da SMA 2022, aconteceu mais uma edição da Feira Agroecológica no Parque, dia 11/06. A Feira é realizada quinzenalmente, na Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó.

O Junho Ambiental prosseguiu até o final do mês, com destaque para o dia 19/06, quando houve a celebração dos 25 anos do Parque Estadual Botânico, com a inauguração das obras de requalificação daquela Unidade de Conservação.

No contexto do Junho Ambiental, a gestão do Parque Estadual Sítio Fundão em parceria com a empresa brasileira do setor calçadista, Grendene, ofereceu aos moradores do município de Crato, no dia 24 de junho, mudas de árvores nativas em troca de alimentos. De acordo com a gestora, Dágila Ramonita Ribeiro, da Unidade de Conservação (UC) estadual, o resultado foi bem positivo. Em apenas dois dias, foram arrecadados aproximadamente 600kg de alimentos.

Encerrando o Junho Ambiental, na manhã do sábado (25), na Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó, de 7h às 13h, a Unidade de Conservação (UC) estadual foi o palco da I Festa da Colheita da Agroecologia do Ceará. Uma realização da Fundação Cepema e da Rede EcoCeará foi um grande encontro da tradição dos festejos juninos com as trocas de saberes e valores dos territórios produtores de alimentos saudáveis.

Presentes, o titular Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), parceira e apoiadora da I Festa da Colheita da Agroecologia do Ceará, o presidente da Fundação Cepema, Adalberto Alencar, a agrônoma, Viviane Monte, técnica da Coordenadoria der Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA), o educador ambiental, Genario Azevedo, da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas/SEMA). Também participaram o coordenador, Adriano Custódio, da Comissão Estadual de Produção Orgânica; o Deputado Estadual, Renato Roseno (PSol) e a Assessoria do Deputado Estadual Acrísio Sena (PT).