Restaura Cocó
O Projeto Restaura Cocó é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente (Sema/Funcap). Seu objetivo é promover a recuperação ambiental e aumentar a resiliência ecossistêmica do Parque Estadual do Cocó.
O projeto foi elaborado de forma colaborativa, com a participação de técnicos da Sema e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), pesquisadores do programa Cientista Chefe e integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.
Essa ação é resultado de um relatório técnico produzido por um Grupo de Trabalho instituído pela Sema através da Portaria nº 07/2024. O grupo avaliou a área do Parque Estadual do Cocó atingida por um incêndio entre os dias 17 e 21 de janeiro de 2024 e propôs medidas de restauração para recuperar a região e prevenir futuros incidentes. As ações recomendadas estão detalhadas neste projeto.
O Parque Estadual do Cocó, criado pelo Decreto Estadual nº 32.248/2017, é a maior unidade de conservação natural em área urbana do Norte e Nordeste, com 1.571,29 ha distribuídos entre Fortaleza, Itaitinga, Maracanaú e Pacatuba. Sua paisagem abrange manguezais, restingas e campos de dunas, ecossistemas de alta relevância ambiental. No entanto, sua biodiversidade está ameaçada devido à pressão urbana, como crescimento populacional, expansão imobiliária e atividades econômicas no entorno.
Saiba mais sobre o projeto, clicando na capa dos materiais disponíveis para ler na íntegra.
Veja o Relatório Final Funcap 2025 e Anexos, clicando nos links abaixo:
- Anexo I – Relatório Técnico Final – Topografia e Batimetria
- Anexo II – Relatório Final – Restauração ecológica e gestão participativa da área incendiada do Parque Estadual do Cocó (RestauraCocó)
- Anexo III – Relatório parcial – Levantamento de Solos
- Anexo IV – Relatório de atividades – Restauração ecológica e gestão participativa da área incendiada do Parque Estadual do Cocó
- Anexo IX – Relatório Técnico do Diagnóstico da Gestão do Parque Estadual do Cocó
- Anexo V – Levantamento da estimativa de carbono perdido com o incêndio Julho/2024 – Junho/2025)
- Anexo VI – Estudos de restauração e regeneração da vegetação, atividades relacionadas aos estudos de regeneração natural do Mangue 2 e atividades de plantio e monitoramento das plantas
- Anexo VII – Fitossociologia do manguezal no trecho atingido por um incêndio no Parque Estadual do Cocó
- Anexo VIII – Restauração ecológica e gestão participativa da área incendiada do Parque Estadual do Cocó
- Anexo X – Identificação de parcerias e estratégias para promoção da Gestão democrática e participativa
- Anexo XI – Relatório Técnico Final – Restauração ecológica e gestão participativa da área incendiada do Parque Estadual do Cocó
- Relatório Técnico Final – Restauração ecológica e gestão participativa da área incendiada do Parque Estadual do Cocó


