Planejamento, Criação e Implementação de Unidades De Conservação no Ceará: Subsídios Científicos para Políticas Públicas Ambientais

Este projeto objetiva o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade das Unidades de Conservação do Estado do Ceará e o ordenamento territorial do Maciço de Baturité de forma integrada entre Universidades, órgãos públicos e privados, bem como sociedade civil organizada visando o uso sustentável dos recursos naturais.

A principal contribuição deste projeto para a sociedade cearense consiste na elaboração dos Planos de Manejos das seguintes Unidades de Conservação estaduais. O Plano de Manejo é um documento técnico que visa ordenar os usos dos recursos naturais por meio do zoneamento e normas, de forma a garantir os objetivos de criação da Unidade de Conservação. O Projeto também tem o propósito de realizar o Zoneamento Ecológico Econômico do Maciço de Baturité, que será mais um instrumento norteador para ordenamento territorial de modo a garantir a qualidade ambiental, proteção dos recursos naturais, o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população.

Para além da elaboração dos documentos técnicos de ordenamento territorial, o programa também objetiva a implantação desses instrumentos, através do apoio à gestão das Unidades de Conservação e à Coordenadoria de Biodiversidade.