Parque Estadual Botânico do Ceará PA

O Parque Estadual Botânico do Ceará (PEBCE), localizado a 15 km da capital Fortaleza, no município de Caucaia, próximo a polígonal da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Ceará – Rio Maranguapinho. Apresenta 190 hectares entre a zona de pós-praia e o sertão, situado no Complexo Vegetacional de Zona Litorânea (Figueiredo, 1997). Possui uma fitofisionomia diversificada com espécies de mata de tabuleiro, caatinga, cerrado, mata atlântica e uma parte do manguezal e mata ciliar oriundo do Rio Ceará ( Ceará, 2019).

 

Criado através de Decreto Estadual nº24.216, de 9 de setembro de 1996 e recategorizado através do Decreto Estadual nº 30.868, de 10 de abril de 2012, para atender as exigências do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, Lei Federal n° 9.985, de 18 de julho de 2000, o Parque Estadual Botânico do Ceará está inserido na categoria de Unidade de Conservação de Proteção Integral, que tem por objetivo a preservação de ecossistemas naturais, sendo admitido apenas o uso indireto dos recursos naturais, possibilitando, portanto, a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação e de turismo ecológico.

 

O Parque Estadual Botânico desenvolve atividades de cunho educacional e de sensibilização ambiental, que visa proporcionar ao visitante a oportunidade de entrar em contato com o meio ambiente através de trilhas interpretativas guiadas, compreender a importância de sua conservação e estimular o sentimento de pertencimento dos espaços protegidos, as práticas sustentáveis, sua biodiversidade por meio das ações de Educação Ambiental– oficinas, cursos, exposições, trilhas guiadas, campanhas e capacitações.

 

Em busca da conservação da biodiversidade, a Unidade de Conservação realiza o monitoramento da fauna e flora para prevenir e evitar o aparecimento ou contenção de espécies exóticas invasoras, prevenção, monitoramento e combates aos incêdios florestais e o manejo e coleta de sementes de espécies nativas. Além de recuperar e reflorestar as áreas degradadas por incêndios florestais, com o plantio de espécies nativas da ecofisionomia Complexo Vegetacional de Zona Litorânea e incentivar as pesquisas científicas.

 

Email : parquebotanico@sema.ce.gov.br

Email do gestor: george.feijao@sema.ce.gov.br

Instagram não oficial: @diariodobotanico

Instagram oficial: @semaceara

 

 

Referências :

Figueiredo, M.A. 1997. A cobertura vegetal do Ceará ( Unidades Fitoecológicas). In: Atlas do Ceará. Governo do Estado do Ceará; IPLANCE, Fortaleza. 65p.

Ceará – Governo do Estado do Ceará. Plano de Manejo do Parque Estadual Botânico do Ceará, 2019.