Previna – 2015

Previna capacita para combate a incêndios florestais
26 de outubro de 2015 – 13:06

A Secretaria de Meio Ambiente – Sema – através do Previna – Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate a aos Incêndios Florestais concluiu na sexta-feira, 23/10, o curso de Formação de Brigadas para combate a incêndios florestais, que ocorreu desde a segunda-feira, 19, em Quixeramobim.

O curso de Formação de Brigadas teve a parceria com o Ibama/Prevfogo e insere-se num rol de atividades do Comitê Previna, cujo objetivo é estabelecer estratégias de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais. O Previna está ligado à Coordenação de Desenvolvimento Sustentável.

Os participantes obtiveram conhecimentos sobre atividades dos Brigadistas, Impactos Ambientais do Uso do Fogo, Variáveis de Comportamento do Fogo, Tipos de Incêndios Florestais. Foram treinadas as equipes que atuam nas Unidades de Conservação Estaduais, como a Apa da Bica do Ipu e Parque Botânico do Ceará, bem como a policia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros.

As consequências da ação de um incêndio florestal são numerosas, comprometendo a vegetação, a fauna, o solo, os cursos d’água, o ar atmosférico e a população. Quando ocorre em áreas destinadas à preservação ambiental, no caso em Unidades de Conservação, as consequências assumem proporções maiores, pois essas áreas possuem parcelas representativas dos ecossistemas locais.