Previna – 2013

Previna e Prevfogo certificam brigadistas metropolitanos

19 de dezembro de 2013 – 13:11

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), em parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), certificará os 34 participantes do Curso de Formação de Brigada Metropolitana. A solenidade, que será presidida pelo presidente do Conpam, Bruno Menezes, ocorrerá nesta quinta-feira (19), durante o seminário de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, que acontecerá no Parque do Cocó, a partir das 14 horas.

 

A coordenadora de Desenvolvimento Sustentável do Conpam, Maria Dias, explicou que o pessoal está capacitado e já realizou atuações de primeiro combate em focos de incêndio que surgiram no mês de dezembro, por exemplo, no Parque Botânico do Ceará. A área de atuação da Brigada Metropolitana é formada pelas Unidades de Conservação do Parque do Cocó, Pecém e Botânico, e podem atender num raio de até 100 quilômetros.  A meta estipulada por Bruno Menezes é cobrir todas as Unidades com esse atendimento do Programa Previna em 2014.

 

A Brigada é formada por voluntários que foram treinados para prestar os primeiros socorros, combatendo o foco do fogo e evitando que se espalhe. São também um reforço aos Bombeiros quando estes chegam na ocorrência. Promovem de maneira ágil, em situações de emergências, as medidas de segurança adequadas para o caso. O entendimento de incêndio florestal é qualquer ação do fogo em vegetação, quer esteja viva ou morta, de caráter criminoso ou acidental.

 

Programa

 

O Seminário do Previna: Prevenção e Combate a Incêndios Florestais será aberto às 14 horas de quinta-feira (19), no Parque do Cocó. Em seguida, serão apresentados os resultados desse ano do Previna e depois a Funceme aborda o Monitoramento de Focos de Calor. Pelo Prevfogo, Kurtis Françoise Bastos apresenta o número de queimadas detectadas e se encerra o evento com a certificação dos brigadistas.