MAMÍFEROS

O inventário de mamíferos do Estado do Ceará foi elaborado a partir do levantamento de espécimes depositados em diversas coleções zoológicas nacionais e internacionais; publicações em revistas científicas e registros fidedignos de encalhes e avistamentos de espécies marinhas.

 

As identificações seguem a taxonomia proposta na Lista de Mamíferos do Brasil publicada pela Sociedade Brasileira de Mastozoologia (2020), além dos trabalhos de Feijó & Langguth (2013; Rev. Nor. Bio. 22:1), Gurgel-Filho et al. (2015; Rev. Nor. Bio. 23:2) Nascimento & Feijó (2017; Pap. Avul. Zoo. 57:19).

 

Ao todo, foram inventariadas 140 espécies de mamíferos, pertencentes a nove ordens, 26 famílias e 105 gêneros. Esse número representa cerca de 18% da riqueza nacional do grupo e certamente está subestimado devido a lacunas amostrais em diversas regiões do Estado.

 

MAMÍFEROS CONTINENTAIS

Foram documentadas 115 espécies de mamíferos continentais pertencentes a oito ordens, 20 famílias e 88 gêneros. A riqueza estadual representa 16% do número de mamíferos continentais do Brasil. As ordens mais especiosas são Chiroptera (53 espécies), Rodentia (25) e Carnivora (14). Com relação às famílias, os maiores números de riqueza estão em Cricetidae (Rodentia; 14 espécies) e Didelphidae (Didelphimorphia; 10 espécies) entre os não-voadores. Dentre os morcegos, Phyllostomidae é a mais representativa (27 espécies). Não há registros confirmados de mamíferos aquáticos continentais.

 

Como citar esta lista:

FERNANDES-FERREIRA, H.; PAISE, G.; GURGEL-FILHO, N.M; MENEZES, F.H.; GUERRA, T.S.L, RODRIGUES, A.K.; BECKER, R.G.; FEIJÓ, J.A. 2021. Lista de Mamíferos Continentais do Ceará. Fortaleza: Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Disponível em https://www.sema.ce.gov.br/fauna-do-ceara/mamiferos. Acessado em:

 

 

MAMÍFEROS MARINHOS

A Lista de Mamíferos Marinhos do Ceará é composta por espécies registradas em encalhes ocorridos no litoral do estado e por aquelas avistadas na zona costeira e marinha. Dentre as 130 espécies viventes reconhecidas no mundo, incluindo cetáceos, sirênios, pinípedes, alguns mustelídeos e o urso polar, cerca de 58 são registradas no Brasil. Destas, 25 ocorrem no Ceará, abrangendo representantes das ordens Cetartiodactyla e Sirenia.

 

Na Ordem Cetartiodactyla, são registradas 24 espécies de baleias e golfinhos, classificadas em cinco famílias (Balaenopteridae, Physteridae, Kogiidae, Delphinidae e Ziphiidae). Com relação a Ordem Sirenia, apena uma espécie, o peixe-boi-marinho, pertencente à família Trichechidade, ocorre no Ceará.

 

Como citar esta lista:

CARVALHO, V.L.; MEIRELLES, A.C.O., SILVA, C. P. N. 2021. Lista de Mamíferos Marinhos do Ceará. Fortaleza: Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Disponível em: https://www.sema.ce.gov.br/fauna-do-ceara/mamiferos/.  Acessado em: