VESPAS

A ordem Hymenoptera é uma das mais diversas ordens de insetos existentes e são popularmente conhecidos como formigas, abelhas, vespas, marimbondos, entre outros nomes de acordo com a região geográfica. Quanto ao hábito de vida, os insetos pertencentes a essa ordem podem formar grandes colônias, as quais são construídas com ceras, terra, resina ou celulose de plantas, ou podem simplesmente viver de forma solitária, como as vespas caçadoras e vespas parasitóides. Apresentam uma importante relação econômica de forma positiva com o homem, pois são importantes para os processos de polinização, produção de ceras, mel, bem como podem atuar no controle biológico de inúmeros organismos, que em muitos casos são considerados “pragas” em sistema de produção agrícola. Assim como os seus hábitos de vida são bastante variados, a biodiversidade desse grupo é alta. Algumas estimativas apontam existir mais de 130 mil espécies de Hymenoptera no mundo, sendo que apenas 10 mil são reconhecidas no Brasil (MELO et al., 2012).

 

O levantamento que foi realizado para a confecção dessa lista foi feito com base em espécimes depositados em coleções biológicas nacionais como a coleção e Hymenoptera do INPA, publicações em revistas científicas, livros e os registros presentes no Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil – CTFB. Não consideramos os grupos Symphyta e nem as abelhas Spheciformes nessa primeira versão da lista.

     

Como citar esta lista:

SOBCZAK, J.F.; PÁDUA, D.G.; SCHOENINGER, K.; Somavilla, A.; Bartolomay, P.R.; 2021. Lista de Vespas do Ceará. Fortaleza: Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Disponível em https://www.sema.ce.gov.br/fauna-do-ceara/invertebrados/vespas. Acessado em: [data]

 

 

EQUIPE TÉCNICA

Prof. Dr. Jober Fernando Sobczak – (Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)

Coordenador da Lista de Vespas

 

Dr. Diego Galvão de Pádua – (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)

Pesquisador da Lista de Vespas

 

Dra. Karine Schoeninger – (Instituto Biológico – Centro Avançado de Pesquisa em Proteção de Plantas e Saúde Animal)

Pesquisadora da Lista de Vespas

 

Prof. Dr. Alexandre Somavilla – (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)

Pesquisador da Lista de Vespas

 

Dr. Pedro Reck Bartolomay – (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)

Pesquisador da Lista de Vespas

 

Fotos:

Braconidae em Barbalha (Ceará). Créditos foto: Alexandre Callou

 

Ichneumonidae. Créditos foto: Romilson Silva Lopes Júnior

 

Polybia chrysothorax no Parque Nacional de Ubajara (Ceará). Créditos foto: Alexandre Callou