BRIOZOÁRIOS

O inventário dos briozoários do Estado do Ceará foi elaborado por meio de levantamento bibliográfico de publicações em revistas científicas e de espécimes depositados em coleções científicas no Ceará (LIMCE-UFC), Pernambuco (UFPE) e São Paulo (MZUSP). As amostras que integram o atual inventário foram provenientes apenas do ambiente marinho costeiro, das quais foram obtidas por meio de coletas manuais em praias consolidadas e inconsolidadas, além de coletas em áreas portuárias e de marinas, bem como, mergulhos autônomos e dragagens realizadas ao largo do município de Fortaleza e principalmente na plataforma continental oeste do estado.

 

A lista taxonômica segue com base nas características morfológicas encontradas em estruturas corporais funcionais, que compõem as unidades modulares de cada colônia, como proposto por Cook et al. (2018) e Schwaha (2020), sendo aqui tabulados do maior para o menor nível taxonômico.

 

BRIOZOÁRIOS MARINHOS

Atualmente, o inventário consta de 62 espécies de briozoários marinhos para o estado do Ceará, de acordo com o Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil (Vieira et al., 2021), este número corresponde a cerca de 13% da fauna dos briozoários registrados para o país.

 

As espécies do Ceará estão distribuídas em 2 ordem pertencentes a classe Gymnolaemata, sendo 7 subordens, 18 superfamílias e 40 famílias. Os representantes da classe Stenolaemata do estado se encontram em estudo, bem como, outros espécimes do filo que estão sendo constantemente analisados por especialistas do grupo, onde serão permanentemente atualizados. Não há registros confirmados de briozoários em águas continentais.

 

Como citar esta lista:

VIEIRA, L.M.; SILVA, M.V. 2021. Lista de Briozoários do Ceará. Fortaleza: Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Disponível em: https://www.sema.ce.gov.br/fauna-do-ceara/invertebrados/briozoarios/.  Acessado em:

 

 

EQUIPE TÉCNICA

 

Prof. Dr. Leandro M. Vieira – (Universidade Federal de Pernambuco)

Coordenador da Lista de Briozoários

 

Msc. Marcos Vieira da Silva – (Universidade Federal do Ceará)

Pesquisador da Lista de Briozoários

 

Fotos: