Consulta Pública Mamíferos Marinhos e Tartarugas Marinhas

A Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Ceará está na sua primeira edição, na qual mais de 1275 espécies de vertebrados estão em avaliação.

Nessa fase, estão sendo analisadas as espécies de Mamíferos Marinhos e Tartarugas Marinhas.

O resultado das informações compiladas nas listas de espécies ameaçadas de extinção influenciará as políticas públicas e as tomadas de decisão em relação à manutenção de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade e planejamento territorial.

 

Como você pode colaborar agora?

Baixe aqui  uma planilha de Excel padronizada. Lá, você poderá inserir todos os registros que você dispõe das espécies de mamíferos marinhos do Ceará, inserindo dados de localidade, município, coordenadas, tipo de registro, data e demais observações. Basta você preencher, salvar o arquivo com o seu nome e enviar para vitorluz@aquasis.org com cópia para danise@aquasis.org .

 

Como você pode colaborar ainda mais?

– Se você tiver qualquer dado populacional (tamanho populacional, densidade, número de indivíduos maduros), comunique-nos. Vamos inserir você em uma rodada paralela de coleta de dados para aferir melhor as categorias de cada espécie. Dentre as 25 espécies de cetáceos e sirênios listadas para o estado do Ceará, somente seis destas serão avaliadas quanto ao nível de ameaça:

– peixe-boi-marinho (Trichechus manatus)
– boto-cinza (Sotalia guianensis)
– golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus)
– golfinho-de-dentes-rugosos (Steno bredanensis)
– cachalote (Physeter macrocephalus)
– baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae)
– tartaruga-verde (Chelonia mydas)
– tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata)
– tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta)
– tartaruga-oliva (Lepidochelys oliveacea)
– tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea)

 

O que vem depois?

Você terá até 23 de setembro para inserir suas colaborações. No final de setembro, em data e horário a serem definidos, acontecerá a rodada definitiva da Avaliação dos Mamíferos Marinhos Ameaçados do Ceará, onde será determinado oficialmente o status de conservação de cada espécie.

 

Nunca participei de uma lista de fauna ameaçada antes. Como faço para entender todo o processo?

Você já pode inserir seus registros agora, sem problemas. Na segunda quinzena de setembro ocorrerá um Encontro de Alinhamento Metodológico, para que vocês entendam todo o Processo de Avaliação.

 

Esse processo gera Certificação?

Sim. Tanto o Alinhamento Metodológico como todo o Processo de colaboração até a publicação da Lista dos Mamíferos Marinhos Ameaçados do Ceará resultará em Certificação emitida pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema-CE).