Selo Empresa Sustentável

 

O Selo Empresa Sustentável é uma ação do Governo do Estado que visa criar uma certificação ambiental em que empresas possam facultativamente adquirir, passando por um processo de avaliação. O objetivo é reconhecer e destacar as empresas do Ceará que investem no meio ambiente, na melhoria contínua, na responsabilidade socioambiental e que visam a sustentabilidade como um de seus pilares, promovendo uma melhoria da qualidade ambiental do meio em que se inserem e no entorno.

 

É com base nesse objetivo que a Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), está desenvolvendo o Selo Empresa Sustentável.

 

Para participar, a empresa deverá estar com a sua documentação legal ambiental atualizada, enviar informações sobre projetos, ações, tecnologias e compromissos com o ciclo de produção limpa e, consequentemente, com o desenvolvimento sustentável. Os parâmetros de avaliação serão pautados em cinco eixos temáticos:

– Uso racional da água;

– Destinação de efluentes;

– Gerenciamento de resíduos sólidos;

– Uso racional de energia elétrica;

– Responsabilidade socioambiental;

 

Dentre os eixos acima, figurarão o consumo de energia renovável, economia e reúso de água, a separação de resíduos e destinação ambiental adequada destes.

 

A empresa que aderir à certificação será reconhecida como “Empresa Sustentável”, a qual poderá se utilizar do selo em seus produtos e publicidades por até dois anos, devendo renovar a certificação ao final deste período.

 

SOBRE O TEMA

O crescente aumento dos processos produtivos e de prestação de serviços por empresas nos diversos setores, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, tem como efeito colateral impactos sobre o meio ambiente, sejam eles diretos ou indiretos.

 

Nesse sentido, há que as empresas têm papel essencial a cumprir, juntamente com os governos e a sociedade civil, na solução e mitigação desses impactos ambientais. Os movimentos de responsabilidade socioambiental nas empresas, por muitas vezes, são respostas à exigência da lei e da fiscalização.

 

Ante ao exposto, surgem Ações Preventivas e de compromisso com a melhoria contínua ou a gestão ambiental. Embora esse número seja crescente, poucas são as empresas que realizam boas práticas ambientais de maneira preventiva no Ceará. Deixar de considerar a questão ambiental meramente como uma exigência legal faz com que as empresas atinjam um certo destaque frente ao mercado. Por vezes, pode significar uma alternativa viável para as empresas permanecerem competitivas e promovendo a melhoria da qualidade socioambiental ao mesmo tempo.

 

Aos poucos é observada a adoção voluntária de práticas de gestão ambiental nas organizações, tendo como meta a redução dos custos com a eliminação de desperdícios, desenvolvimento de tecnologias e metodologias limpas, reciclagem e reaproveitamento de insumos, entre outros. Tais ações podem elevar a qualidade da produção, da distribuição e do consumo, de modo a contribuir com a proposta do desenvolvimento sustentável, local e regional. O aspecto positivo é que alguns empresários passaram a deixar de ver a gestão ambiental como ônus e passaram a considerá-la como vantagem.

 

Atualmente, observa-se também uma tendência do “consumo verde” pelo consumidor, o qual prioriza produtos que têm uma menor “pegada ambiental” no ato da compra ou escolha do serviço. Nos dias atuais, a responsabilidade ambiental já é caracterizada como fator competitivo entre as organizações e torna-se determinante para o sucesso de uma empresa no mercado. Anteriormente, a competitividade era definida pelos preços e outras variáveis mercadológicas, depois, pela qualidade percebida e agregada ao produto ou serviço. Hoje, além desses fatores, ela também é definida pelas relações entre as empresas, as partes interessadas e o meio ambiente. Afinal, quem quer conscientemente adquirir produtos ou serviços de uma empresa poluidora?

 

OBJETIVO

Promover e certificar empresas no Estado do Ceará que realizem boas práticas ambientais, eliminem os desperdícios, desenvolvam tecnologias e metodologias limpas, reciclem insumos, indo sempre em direção ao desenvolvimento sustentável.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Valorizar a cultura de boas práticas ao meio ambiente;

– Incorporar o Sistema de Gestão Ambiental nas empresas;

– Promover os produtos e serviços prestados no Estado do Ceará com projeções nacionais;

– Atrair o consumo e o turismo para os estabelecimentos certificados;

– Associar o Selo Empresa Sustentável a empresas que se destaquem pelo seu desempenho ambiental sustentável.