Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão (SAMGE)

É uma Ferramenta institucionalizada por meio de Portaria com o objetivo de analisar e monitorar a gestão das unidades de conservação no Estado, com aplicação rápida e resultados imediatos.

 

O SAMGe visa avaliar o cumprimento da política pública relacionada à conservação da biodiversidade, por meio das unidades de conservação e tem como base o preenchimento de um painel de gestão e da espacialização dos dados que resultará num diagnóstico tático, suportado por um conjunto de dados consolidados que permitem a construção dos indicadores de efetividade.

 

A ferramenta já vem servindo como subsídio para a elaboração e revisão dos Planos de Manejo, bem como para a tomada de decisão em diferentes setores da Instituição. Da mesma forma, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) tem se valido do SAMGe como instrumento para medir a efetividade de gestão das unidades de conservação sob o guarda-chuva de diversos projetos, como GEF Mar e GEF Terrestre, bem como avaliando outras formas de aplicação da metodologia, como ferramenta de auxílio na alocação de recursos e de esforços de gestão.

 

Fonte: Texto adaptado do site do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio)

 

Materiais:

Manual SAMGe 

– IN 01 2019

– Planilha SAMGE: Excel e LibreOffice (link para baixar a planilha)

 

Para mais informações, entrar em contato com a Célula de Conservação da Diversidade Biológica (CEDIB). E-mail – cedib@sema.ce.gov.br Telefone: (85)31015530