SEMA abre mais uma edição da Festa Anual das Árvores

27 de março de 2023 - 11:49

A Festa Anual das Árvores (FEA 2023) foi aberta oficialmente na manhã deste domingo (26), durante a Blitz Educativa “Adote uma Árvore”, realizada pelas equipes do Parque Estadual Botânico do Ceará e da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA). Reunidos no Posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na Rodovia CE 090, em Caucaia, os veículos eram parados e educadores ambientais abordavam os ocupantes dos mesmos para informar sobre a importância da FAA 2023 , além de doar mudas de espécies nativas produzidas nos canteiros do Botânico.

A FAA é uma realização do Governo do Estado, por meio da SEMA com a parceria de municípios, organizações do Terceiro Setor, universidades, escolas e entidades privadas, que realizam ações em todo o o território cearense. Este ano, com o tema Árvores e Mudanças Climáticas, o objetivo é conscientizar e sensibilizar a população sobre o grande papel das árvores para o equilíbrio da vida no planeta. De acordo com o educador ambiental da Coeas/SEMA, Sérgio Mota, foram distribuídas 300 mudas. “Com a blitz ficamos mais próximos dos cidadãos e assim, fica mais fácil sensibilizar e incentivar a plantar árvores em seus quintais e jardins”, disse.

145 municípios

A Festa Anual das Árvores 2023 acontece no período de 26 de março a 1o de abril. Dos 184 municípios cearenses, 145 participam diretamente realizando inúmeras atividades locais, no decorrer da semana. Também participam, 30 escolas estaduais, seis Unidades de Conservação (UC) estaduais e centenas de jovens integrantes do programa do Governo do Estado, Agente Jovem Ambiental (AJA). “Os AJAs realizarão, simultaneamente, em diversas regiões do Ceará, em um movimento coletivo, inúmeras atividades de educação ambiental, com o objetivo de semear na população, a ideia da preservação das árvores para um mundo melhor.”, informou Mota.

Programação

A SEMA, como coordenadora da campanha, além de apoiar com materiais educativos e mudas de
árvores, também colabora na divulgação das ações locais, através das redes sociais e outros veículos de comunicação. A programação oficial da FAA 2023 pode ser conferida no site da SEMA: www.sema.ce.gov.br e ou nos nossos canais nas redes sociais.