SEMA orienta Agentes Jovens Ambientais sobre procedimentos durante o período eleitoral

2 de julho de 2026 - 14:48

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) informa que, a partir do dia 4 de julho, passam a vigorar orientações específicas para a execução das atividades do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), em atendimento à legislação eleitoral.

As medidas têm caráter temporário e visam assegurar o cumprimento das normas aplicáveis ao período eleitoral, sem comprometer o desenvolvimento das atividades do programa.

É importante destacar que o Programa AJA continua em funcionamento normalmente. A execução e a relatoria dos Projetos de Ação Comunitária (PACs), bem como a participação dos(as) Agentes Jovens Ambientais em reuniões presenciais e online e nas demais atividades previstas, seguem sendo realizadas regularmente.

Entre as orientações, estão a suspensão temporária do uso do fardamento durante as atividades, das publicações nas redes sociais dos PACs e da distribuição de materiais educativos que contenham a logomarca ou qualquer menção ao Governo do Estado. Também permanece vedada a participação em eventos político-partidários utilizando o fardamento ou o crachá do Programa AJA.

A SEMA reforça a importância da observância dessas orientações durante o período eleitoral e orienta que, em caso de dúvidas, os(as) Agentes Jovens Ambientais procurem a Coordenação Regional ou a equipe do Programa AJA.