Sema realiza Curso de Formação de Educadores Ambientais em Santana do Acaraú
13 de fevereiro de 2026 - 16:02 #Coeas #Formação de Educadores Ambientais #Santana do Acaraú #SDRMA

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (COEAS) e em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), promoveu entre os dias 10 e 12 de fevereiro a primeira etapa do Curso de Formação de Educadores Ambientais, com carga horária de 120 horas. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, em Santana do Acaraú, e foi ministrado pelo educador ambiental Genario Azevedo.
O curso contou com a participação de servidores e técnicos de órgãos públicos municipais, representantes da Associação de Catadores Santanense (ACASA), estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), membros da sociedade civil e Agentes Jovens Ambientais (AJA). Durante as atividades, foram abordados temas relevantes como Mudanças Climáticas, Educação Ambiental, Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Agrotóxicos, Agroecologia, Sistemas Agroflorestais, Unidades de Conservação, além de noções de Legislação e Licenciamento Ambiental.

Na manhã do dia 12 de fevereiro, os participantes realizaram uma visita de campo à Central Municipal de Reciclagem (CMR) e à sede da ACASA. Davi Halyson, membro da diretoria da ACASA, destacou a importância da CMR na gestão de resíduos e no apoio à associação, agradecendo à SEMA e à Secretaria das Cidades pelo suporte. “Reforçamos que nosso trabalho é de grande importância para a comunidade. O Programa Auxílio Catador da SEMA garante uma renda extra para os associados da ACASA”, afirmou.
Ana Maria, da SDRMA, ressaltou que a Central de Resíduos é um projeto fundamental para a adequação do município à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Os cursistas também visitaram um lixão desativado na localidade Alvaçan/Goiabeira, que está em conformidade com o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), além de duas fontes na Reserva Jacurutu.
Ao final do curso, os participantes elaboraram Planos de Ação voltados para Coleta Seletiva, Educação Ambiental e reflorestamento, que deverão ser executados em até três meses. Jesyca Severo, Superintendente da AMMA de Quixadá, destacou a participação ativa dos professores municipais de Quixadá, Sede e Distritos, como um dos pontos altos do evento. “Para muitos, o curso representa uma oportunidade de crescimento e envolvimento com a causa ambiental”, concluiu.
