Sema promove Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental em Icó

13 de fevereiro de 2026 - 09:52

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (COEAS), promoveu entre os dias 10 e 12 de fevereiro a primeira etapa do curso de Multiplicadores em Educação Ambiental no município de Icó, situado na região Centro-Sul do Ceará.

Com uma carga horária total de 60 horas/aula, a capacitação foi conduzida pela técnica da COEAS, Katiane Almeida, e teve como público-alvo servidores das secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente, Cultura, Saúde e Agricultura, além de membros de sindicatos locais. O evento ocorreu no auditório do Campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Durante esta fase inicial, os participantes discutiram temas relevantes como a proposta do curso, educação ambiental, saneamento ambiental com foco em resíduos sólidos e recursos hídricos, o Sistema Estadual do Meio Ambiente, a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), mudanças climáticas e legislação ambiental.

Ao final das atividades, os participantes foram desafiados a elaborar planos de ação com diversas temáticas ambientais, que deverão ser implementados no município nos próximos meses.

“Esta etapa do curso foi voltada para o conteúdo teórico. Em seguida, os participantes colocarão em prática os planos de ação ao longo de três meses. Quando retornarmos, eles apresentarão os resultados, e então faremos a certificação”, explicou Katiane Almeida.

A segunda etapa do curso está prevista para ocorrer em maio de 2026, dando continuidade ao compromisso com a educação ambiental e a sustentabilidade na região.