Programa Agente Jovem Ambiental da Sema é destaque em publicação da ONU sobre desenvolvimento urbano sustentável

9 de fevereiro de 2026 - 11:55 # # # # #

 

Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema), foi selecionado para integrar a publicação “Caminhos para o Desenvolvimento Urbano Sustentável: Experiências e Boas Práticas Inovadoras Brasileiras”. Lançado no âmbito do Simetria Urbana, programa liderado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

O documento reúne 16 iniciativas desenvolvidas por instituições em todo o Brasil, com foco no enfrentamento aos desafios urbanos de forma inclusiva, integrada e sustentável. A seleção das experiências teve em conta resultados concretos, inovação e potencial de adaptação a diferentes contextos territoriais.

A publicação busca inspirar outras comunidades, gestores públicos e governos locais a desenvolver soluções próprias, adaptadas às suas realidades, e abrir espaço para novas colaborações entre países que compartilham desafios urbanos semelhantes.  Promove a cooperação Sul-Sul e apoiar a construção coletiva de políticas urbanas que estejam alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 11, que visa a construção de cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

De acordo com a titular da Sema, Vilma Freire, a inclusão do AJA ressalta a importância do Estado na promoção do protagonismo juvenil, da educação ambiental e da mobilização comunitária em áreas urbanas. “Por meio do engajamento de jovens, o AJA fortalece práticas sustentáveis, o cuidado com os espaços públicos e a participação social, contribuindo para soluções urbanas integradas que têm impacto local e relevância global”, afirmou.

🔗 Para mais informações, acesse a publicação: Caminhos para o Desenvolvimento Urbano Sustentável