Complexo Ambiental Caminhos do Horto apresenta programação gratuita de fevereiro com ações culturais e formativas

3 de fevereiro de 2026 - 16:29 # # # #

 

Com o tema “Raíz e Movimento”, a agenda do mês reúne cultura afro-brasileira, formações artísticas e vivências comunitárias.

A programação de fevereiro do Complexo Ambiental Caminhos do Horto (CAC Horto), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) aprofunda os vínculos entre meio ambiente, cultura e educação por meio do tema “Raiz e Movimento”. A agenda articula formações artísticas, práticas corporais, cultura afro-brasileira, vivências comunitárias, e ações educativas que conectam a ancestralidade e a educação ambiental. Toda a programação é gratuita e ocorre nos bairros Horto e Salgadinho.

A programação tem início nos dias 5 e 6 com a “Oficina Zine como Caminho de Criação Poética”, com a artista Cayle Angeline. A atividade será realizada na Escola Maria Pedrina, na Colina do Horto, das 13h às 18h, e prevê a criação de publicações artesanais utilizando escrita, colagem, desenho, fotografia e impressão simples com materiais acessíveis.

Um dos destaques da agenda mensal é a Vivência de Capoeira Angola, com Paulo Gutemberg, treinel da Escola de Capoeira Angola Fé. A prática irá acontecer nos dias 10 e 24 de fevereiro, na Escola Sebastião Teixeira, das 7h às 12h. A vivência propõe uma imersão prática e teórica na capoeira angola, articulando corpo, ritmo, história e filosofia.

Nos dias 11 e 25, a Escola 03 de Junho receberá a Formação em papel Machê, com a artista e educadora Ni de Souza. A oficina artística será realizada das 7h às 12h, utilizando a técnica do papel machê como ferramenta de criação coletiva, reaproveitamento de materiais e educação ambiental.

No dia 21, a arte-educadora Neide Lima irá conduzir a vivência “Artesãs que partilham”, no Espaço Quintal de Vó, às 14h. O momento convida a comunidade local a refletir sobre sustentabilidade a partir da criação manual, proporcionando um espaço de experimentação e diálogo sobre o reaproveitamento de materiais no cotidiano.

A agenda do mês também promove uma série de atividades com o educador Fábio Simões: “Afrikasonora: Pesquisa e investigação sonora”, junta a uma Mostra de Mini Documentário, no dia 25, das 13h às 18h, na Escola Sebastião Teixeira; a oficina “Brincando Bantu: Africanidades, musicalidade e brincadeiras”, no dia 26, das 7h às 11h, no Poço do Jacó; e o Circuito de Audiovisual Socioambiental, com exibição do filme Dzimba dze Mabwe, no dia 27, das 18h às 20h, com a turma EJA da Escola Alaíde Silva Santos.

Complementando a programação, o equipamento recebe edições das feiras FEART, de 12/02 a 15/02, e a Feira Cariri Criativo, de 26/02 a 01/03, realizadas na Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto, fortalecendo a economia solidária, a produção artesanal e a circulação de empreendedores locais.

Foto: jaque rodrigues

Funcionamento do teleférico

O Teleférico do Complexo Ambiental Caminhos do Horto funciona de quarta-feira a domingo, com bilheteria aberta das 8h30 às 16h30 e embarques realizados das 9h às 16h40. O valor do ingresso é de R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia), com opção de ida e volta incluída.

Os ingressos podem ser adquiridos presencialmente nas bilheterias do equipamento ou de forma online, pelo site ingressos.caminhosdohorto.idm.org.br. Moradoras e moradores da Comunidade do Horto têm acesso gratuito, mediante cadastro prévio realizado na Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto, de segunda a sexta-feira.

Além disso, instituições da rede pública de ensino podem fazer o passeio nos bondinhos gratuitamente, mediante agendamento prévio, com antecedência mínima de cinco dias, que pode ser realizado por meio do seguinte formulário eletrônico: https://forms.gle/uL9mycSq97uyXAMDA. As orientações sobre o ofício estão inseridas no formulário. O benefício contempla estudantes, professores e acompanhantes

Complexo Ambiental Caminhos do Horto

O Complexo Ambiental Caminhos do Horto é um equipamento do Governo do Ceará, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). É formado por uma grande rede que envolve Educação Ambiental, Cultura e Turismo devocional como alicerces da preservação e desenvolvimento. Por meio do teleférico, aproveita-se o passeio para desfrutar das belezas da paisagem e da fé no Padre Cícero, uma oportunidade para visualizar o cenário em que se desenvolveu a história do “Padim”. As ações em Cultura e Meio Ambiente são elos complementares que reforçam o turismo sustentável, o pertencimento, o patrimônio e o desenvolvimento social.

SERVIÇO

Programação de Fevereiro 2026 – CAC Horto

Oficina Zine como Caminho de Criação Poética com Cayle Angeline
Data: 05 e 06 de fevereiro
Horário: 13h às 18h
Local: Escola Maria Pedrina, Colina do Horto

Vivência de Capoeira Angola no Horto com Paulo Gutemberg
Data: 10 e 24 de fevereiro
Horário: 7h às 12h
Local: Escola Sebastião Teixeira, Colina do Horto

Formação em Papel Machê com Ni de Souza
Data: 11 e 25 de fevereiro
Horário: 7h às 12h
Local: Escola 03 de Junho

Feira FEART
Data: 12 a 15 de fevereiro
Horário: 9h às 17h
Local: Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto

Feira Cariri Criativo
Data: 26 de fevereiro a 01 de março
Horário: 9h às 17h
Local: Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto

Artesãs que partilham, com Neide Lima
Data: 21 de fevereiro
Horário: 14h
Local: Espaço Quintal de Vó

Afrikasonora: Pesquisa e investigação sonora + Mostra de Mini Documentário com Fábio Simões
Data: 25 de fevereiro
Horário: 13h às 18h
Local: EEF Sebastião Teixeira

Brincando Bantu: Africanidades, musicalidade e brincadeiras com Fábio Simões
Data: 26 de fevereiro
Horário: 07h às 11h
Local: Poço do Jacó

Exibição do filme “Dzimba dze Mabwe” de Fábio Simões
Data: 27 de fevereiro
Horário: 18h às 20h
Local: EEMTI Alaíde Silva Santos – Turma EJA