Sema participa de Reunião da Câmara Setorial da Economia Azul na FIEC
27 de janeiro de 2026 - 13:57 #COMUC #Economia Azul #economia oceânica sustentável #Fiec #Observatório da Indústria
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio da Coordenadoria de Mudança do Clima (COMUC), participou da Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Economia Azul, realizada na Sala de Inteligência do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O encontro teve como foco a reflexão sobre o conceito e a estratégia da Economia Azul, abordando as atividades e setores que a compõem, além de discutir como essa visão pode fortalecer o hipercluster azul no Ceará. O hipercluster azul é um conjunto integrado de atividades econômicas e iniciativas que visam o desenvolvimento sustentável das áreas costeiras e marinhas do estado.

Durante a reunião, foi apresentada a taxonomia da economia azul, um sistema de classificação que organiza atividades econômicas sustentáveis relacionadas aos oceanos, mares e zonas costeiras. O objetivo dessa taxonomia é promover o crescimento econômico, a inclusão social e a preservação dos ecossistemas marinhos, evitando a degradação ambiental, conceito também conhecido como “economia oceânica sustentável”. A palestra foi conduzida pela especialista em economia, indústria e desenvolvimento produtivo da Ilha Hub, Sandrelise Chaves, e o economista-chefe da FIEC e gerente do Observatório da Indústria Ceará-FIEC. Guilherme Muchale.

A Sema foi representada pela técnica da COMUC, Aline Parente, que destacou que a apresentação da Taxonomia da Economia Azul enfatizou uma metodologia de organização e classificação das tecnologias habilitadoras e suas aplicações nas cadeias produtivas do setor. Aline ressaltou que “a abordagem visa subsidiar a tomada de decisões, orientar políticas públicas e fomentar o desenvolvimento sustentável da Economia Azul no Ceará.”
A Câmara Setorial da Economia Azul é um órgão colegiado vinculado à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará S/A (ADECE), com a finalidade de propor, apoiar e acompanhar projetos e ações voltados para o desenvolvimento sustentável do estado. O encontro ocorreu no dia 22 de janeiro.