AJAs de Caucaia recebem capacitação no Dia Mundial da Educação Ambiental
27 de janeiro de 2026 - 16:41 #AJAs #Caucaia #Dia Mundial da Educação Ambiental #Programa Cientista-Chefe

Em alusão ao Dia Mundial da Educação Ambiental, 26 de janeiro, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio do Programa Cientista chefe Meio Ambiente, promoveu capacitação para os Agentes Jovens Ambientais (AJAs), do município de Caucaia. A proposta foi a de fortalecer os eixos de empoderamento e protagonismo juvenil como pilares da construção de uma cidade mais sustentável e socialmente justa.
O curso teve como objetivo reconhecer a juventude como um agente estratégico na transformação socioambiental, estimulando o autoconhecimento, o pertencimento aos territórios e a atuação ativa dos jovens na defesa do meio ambiente e na promoção de práticas sustentáveis em suas comunidades.

A cientista-chefe da Sema, Professora Lia Fialho, destacou a importância da integração entre educação ambiental, identidade e protagonismo. “Ao integrar educação ambiental com identidade e protagonismo, a SEMA reafirma seu compromisso com políticas públicas que valorizam a juventude, a cidadania e o cuidado com a natureza, reconhecendo que a proteção do meio ambiente começa pelo fortalecimento das pessoas e de seus vínculos com o território”, afirmou.
Para a AJA Grayce Kelly, a formação foi um momento significativo de aprendizado coletivo. “A formação foi muito importante, porque foi um momento de aprendizado construído em coletivo, de uma maneira dinâmica e participativa”, disse.
A próxima formação com os AJAs está agendada para o dia 23 de fevereiro, no município de Varjota, dando continuidade ao trabalho de capacitação e engajamento da juventude na causa ambiental.
