Sema apresenta Programa Agente Jovem Ambiental a especialistas em sustentabilidade da Cagece

22 de janeiro de 2026 - 13:43 # # #

Na tarde desta quarta-feira (21), a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) recebeu representantes da Superintendência de Sustentabilidade da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O encontro, solicitado pela Cagece, teve como objetivo apresentar o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA).

Na ocasião, o coordenador de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/Sema), Ulisses Rolim, e o orientador da Célula de Educação Ambiental, Sérgio Mota, receberam os técnicos Suelen Araújo e Silvano Porto.

Durante a apresentação, a equipe da Sema detalhou o Programa AJA desde sua criação até o momento atual. Foi explicado que a atuação dos jovens integrantes do Programa parte do princípio de pensar globalmente e agir localmente, e que o critério de seleção dos participantes sempre teve como ponto de corte o cadastro no Bolsa Família. “A Sema tem interesse, sim, em uma possível parceria, desde que sejam observadas questões relacionadas a editais, territorialidade e outros aspectos”, destacou Ulisses.

Silvano Porto, especialista em dessalinização e coordenador do projeto da Dessal do Ceará, usina de dessalinização de água marinha, afirmou que o interesse da Cagece pelo AJA está relacionado à identificação de possíveis conexões entre o programa e o desenvolvimento de ações de sustentabilidade decorrentes da instalação da usina. “Eu não tinha ideia da dimensão e da abrangência do AJA e, ao final da reunião, percebemos que nosso projeto tem total relação com o programa. Minha expectativa é muito boa!”, afirmou.

Sobre o Programa AJA

O Programa Jovem Ambiental estimula a atuação de jovens em projetos de preservação ambiental e incentiva a participação cidadã em suas comunidades, buscando conscientizar a população local sobre a importância da sustentabilidade. O Governo do Estado do Ceará, por meio da Sema, orienta cerca de 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes nos 184 municípios cearenses, para atuação em projetos socioambientais com recebimento de auxílio mensal para a atuação no Programa.

Sobre a Dessal

A usina de dessalinização de água marinha, conhecida como Dessal, é um projeto da Cagece em parceria com a empresa Águas de Fortaleza e será instalada na Praia do Futuro, em área cedida pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU). A nova planta será responsável por produzir mil litros de água por segundo , o equivalente a um metro cúbico por segundo, capacidade que permitirá o abastecimento de cerca de 720 mil pessoas, fortalecendo o sistema hídrico da Região Metropolitana de Fortaleza.