Produção anual de mudas de espécies nativas pela Sema ultrapassa 370 mil em 2025
22 de janeiro de 2026 - 16:34 #Parque Estadual do Cocó #Plantas Nativas #Viveiro de mudas

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), gerencia viveiros de produção de mudas de espécies nativas. Em 2025, a produção anual foi de 372.093 mudas que foram doadas para projetos de recuperação de áreas degradadas e de educação ambiental em diversas regiões do Ceará.
Unidades de Conservação estaduais como o Parque Estadual Botânico, o Parque do Cocó e a Área de Proteção Ambiental de Baturité são equipadas com viveiros onde são cultivadas as espécies presentes na flora local. Além destes espaços existem ainda os Viveiros Regionais localizados nos municípios de Campos Sales, Jardim, Acopiara, Maranguape, Cruz, General Sampaio, Redenção (UNILAB), Croatá, Ubajara, Santa Quitéria, Tauá e Morada Nova.
Estes equipamentos ambientais são polos de reprodução e distribuição de plantas utilizadas para recomposição da flora cearense e atendem projetos de recuperação de áreas degradadas, de educação ambiental, além de comunidades tradicionais, escolas, agricultores, entre outros grupos que contribuem para a recomposição de flora no Ceará, empresas no cumprimento da compensação ambiental.
Confira as orientações para solicitação de mudas

O Programa de Valorização de Espécies Nativas é coordenado pela Sema, por meio da Célula de Política de Flora (Ceflor). Alguns de seus objetivos são arborização com espécies nativas e a substituição gradativa de espécies exóticas além de apoiar ações de reflorestamento e arborização viária;
“A produção de mudas é uma etapa estratégica para a recuperação ambiental e para a valorização das espécies nativas. Os viveiros desempenham um papel essencial no reflorestamento, uma ação indispensável para a manutenção do equilíbrio climático”, destaca a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire.

Catálogo de espécies
No Parque Estadual do Cocó, o Viveiro de Mudas localizado na Área Adahil Barreto, disponibiliza um catálogo de espécies de mudas disponíveis para doação. É possível obter mudas de plantas medicinais, como a Aroeira, frutíferas, como o Araticum-do-Brejo ou ornamentais como o Angico. Há ainda espécies adequadas para o reflorestamento como a Catingueira e o Jatobá.
