Sema promove reunião extraordinária do Comitê Pró-Catador para fortalecer políticas de reciclagem no Ceará
21 de janeiro de 2026 - 16:06 #CODES #Comitê Estadual Intersetorial #Comitê Pró-Catador #Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores #Materiais Reutilizáveis e Recicláveis #reunião

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) promoveu, nesta quarta-feira (21), uma reunião extraordinária do Comitê Estadual Intersetorial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis – Comitê Pró-Catador do Estado do Ceará. O encontro ocorreu no auditório da Sema e foi conduzido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes).
O objetivo do encontro foi alinhar normas de funcionamento, definir prioridades, metas e estratégias intersetoriais para fortalecer as políticas públicas direcionadas à valorização do trabalho dos recicladores e ao reconhecimento de sua contribuição socioambiental.
Entre os temas debatidos estiveram a discussão do regimento interno do Comitê e a construção de um plano de ação conjunto.
Para a técnica da Codes/Sema, Ana Vitória Feijó, a reunião representou um avanço significativo. “A reunião extraordinária representou um passo importante para o fortalecimento do Comitê Pró-Catador, ao avançar na organização interna e na definição de um plano de ação construído de forma intersetorial.”, afirmou.
Essa iniciativa reforça o compromisso do Governo do Ceará com a inclusão socioeconômica dos trabalhadores e trabalhadoras da reciclagem e com a estruturação de ações integradas para o desenvolvimento sustentável no estado.
Saiba mais:
O Comitê Intersetorial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis – Comitê Pró Catador do Estado do Ceará é um colegiado que tem como objetivo articular políticas públicas em favor dos catadores.
Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), o comitê é Formado por diversas secretarias do Governo do Ceará e parceiros do setor privado e terceiro setor.
Sua missão é articular políticas públicas e ações para garantir a inclusão social e econômica desses trabalhadores, promovendo a melhoria de suas condições de trabalho, a organização produtiva e a expansão da reciclagem no Ceará.