Sema realiza capacitação sobre produção de mudas para técnicos de Pindoretama no Parque Botânico do Ceará

20 de janeiro de 2026 - 14:36 # # # #

 

O Parque Estadual Botânico do Ceará – Unidade de Conservação (UC) estadual gerenciada pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), realizou na última segunda-feira (19) uma capacitação em produção de mudas para colaboradores da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário de Pindoretama. A iniciativa, promovida pela Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio) da Sema, atendeu a uma solicitação do município e teve como foco o fortalecimento de ações ambientais locais.

Ministrada pela técnica Roberta Rocha, do Botânico, a formação combinou orientações teóricas, realizadas no auditório do Parque, e atividades práticas no Viveiro Estadual. Os participantes aprenderam sobre as etapas essenciais da produção de mudas, incluindo seleção de sementes, preparo de substrato, técnicas de plantio, manejo e irrigação.

O objetivo é que os técnicos municipais estejam aptos a produzir mudas que serão usadas em projetos de reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, arborização urbana e educação ambiental, explicou a técnica Roberta.

A atividade também proporcionou troca de experiências e ampliação do conhecimento técnico da equipe, reforçando a parceria entre o Estado e o município. A ação integra esforços para qualificar servidores e consolidar políticas públicas ambientais na região.