Sema participa de oficina da Funbio sobre criação de unidades de conservação

19 de janeiro de 2026 - 11:10 # # # # # # #

 

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema) participou da oficina voltada à criação de Unidades de Conservação (UC), realizada nos dias 15 e 16 de janeiro, na sede do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), em Brasília.

O evento reuniu servidores dos órgãos ambientais da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Ceará, responsáveis pela pauta de criação de unidades de conservação públicas e privadas.

Em 2025, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Sema, ampliou em 45% a extensão das áreas estaduais protegidas, alcançando 304.659 hectares distribuídos em todo o território cearense.

O número de unidades estaduais de conservação passou de 39 para 46. Das sete novas UCs criadas, seis estão inseridas no bioma Caatinga e, no litoral oeste, foi instituída a primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Estado.

As atividades foram conduzidas, ao longo de dois dias, pela Coordenação de Criação de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e contaram ainda com a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), além da equipe técnica e da coordenação do Projeto GEF Terrestre.

“Discutimos detalhadamente o processo de criação de Unidades de Conservação públicas e o reconhecimento de Reservas Particulares do Patrimônio Natural realizado pelo ICMBio. Além disso, foram promovidas mesas de debate sobre consultas públicas e o protocolo de consulta livre, prévia e informada, proporcionando uma valiosa troca de experiências entre os estados participantes”, destacou a orientadora da Célula de Áreas Protegidas, Andrea Moreira, que representou a Sema no encontro.

Todos os estados presentes possuem demandas integradas aos componentes do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre).