Ajas de Moraújo fazem plantio de árvores nativas para recomposição de área verde

16 de janeiro de 2026 - 13:51 # # # # #

 

Na manhã desta sexta feira, no município de Moraújo, os Agentes Jovens Ambientais em parceria com a secretaria municipal de Desenvolvimento Agrário, Meio Ambiente, Recurso Hídrico e Proteção Animal, realizaram plantio de oitizeiros como parte do Projeto Corredor Verde, o Plano de Ação Comunitária desenvolvido pelos integrantes.

Para o supervisor local do Programa AJA, Raimundo Nonato, este é um passo importante no cuidado com o município. Ele relata que a ação dos AJAs transformam espaços urbanos em áreas mais verdes, humanas e sustentáveis. “Cada muda plantada representa mais sombra, mais vida, mais equilíbrio ambiental. É a certeza do futuro da cidade”.

AJA Tainara Oliveira considera que o plantio é um compromisso com a vida. Com o Projeto Corredor Verde, os jovens plantam mudas de pé de oiti com o objetivo de semear sombra e frescor no município. “Esse contato com a terra nos lembra algo essencial: sem a natureza, não há vida. Pois as árvores amenizam o calor, trazem equilíbrio e mantêm o planeta vivo. Que cada pessoa cuide, proteja e participe. Porque o futuro não se constrói sozinho, ele se planta”

Sobre o Programa

O Programa Agente Jovem Ambiental é uma iniciativa do Governo do Estado coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema), que visa estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.