Parque do Cocó recebe oficina “Floresta de Bolso” com plantio de mudas nativas

7 de janeiro de 2026 - 10:41 # # #

Imagem: Grupo Percursos Ecológicos

Atividade integra o programa Vem pro Parque e será facilitada pelo grupo Percursos Ecológicos

Os visitantes do Parque Estadual do Cocó poderão participar, nos dias 10 e 31 de janeiro, da oficina de plantio de mudas nativas “Floresta de Bolso”, ação que integra o programa Vem pro Parque, iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). A atividade acontece das 9h às 13h, na área do parque localizada na Av. Padre Antônio Tomás, s/n, em Fortaleza. É aberto ao público, gratuito e não necessita de inscrição prévia.

A oficina será facilitada por Carlos Augusto Lima e Leonardo Jales Leitão, do grupo Percursos Ecológicos, e apresenta ao público o conceito das chamadas Florestas de Bolso, método criado pelo botânico japonês Akira Miyawaki, nos anos 1970, que inspira a implantação de centenas de microflorestas urbanas em diversas cidades do mundo.

A proposta das Florestas de Bolso consiste na criação e manutenção de pequenas áreas florestadas em espaços públicos e privados, como praças, ruas, escolas, jardins institucionais, residências e empresas, utilizando exclusivamente mudas de espécies nativas. O método promove impactos positivos no ambiente urbano, como o aumento da biodiversidade, melhoria da qualidade do ar, conforto térmico e fortalecimento da relação da população com a natureza.

Durante a oficina, os participantes terão contato com os fundamentos teóricos e práticos da técnica. “Vamos falar um pouco sobre o conceito de Floresta de Bolso, a função ecológica desse tipo de ação, as diferenças entre espécies nativas e exóticas, as ferramentas para o plantio e, principalmente, as ações de cuidado e manutenção”, explica Carlos Augusto Lima.

A atividade também deixa um legado ambiental concreto para a cidade de Fortaleza, com o plantio intensificado de árvores nativas como Pajeú, Oiti, Peroba, Torém, entre outras espécies, que serão cuidadas e acompanhadas ao longo de seu crescimento. A iniciativa contribui para o aumento da cobertura vegetal urbana e para a redução da sensação térmica, além de outros benefícios ambientais e sociais.

Antes da oficina, houve o diagnóstico da área e a elaboração do projeto. Durante os dois encontros, haverá a instalação e a manutenção das microflorestas, além de atividades educativas e formativas relacionadas à educação ambiental. A metodologia já foi aplicada anteriormente no Parque Adahil Barreto, também integrante do Parque Estadual do Cocó, com resultados positivos.

Serviço

Oficina “Floresta de Bolso” – Plantio de mudas nativas
Local: Parque Estadual do Cocó (Av. Padre Antônio Tomás, s/n – Fortaleza/CE)
Datas: 10 e 31 de janeiro (sábados)
Horário: 9h às 13h
Facilitadores: Carlos Augusto Lima e Leonardo Jales Leitão (Percursos Ecológicos)
Atividade gratuita
Programa: Vem pro Parque
Realização: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM)