SEMA realiza atividade de campo para mapeamento da linha de costa no litoral leste do Ceará
15 de dezembro de 2025 - 15:33 #Gerenciamento Costeiro #Programa Cientista-Chefe #Projeto Espacial Ambiental

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) realizou atividade de campo nos dias 04, 05 e 06 de dezembro, no litoral dos municípios de Beberibe e Icapuí como parte do Projeto Espacial Ambiental (PEA), voltado para o mapeamento da linha de costa do estado do Ceará. A iniciativa integra o Programa Cientista Chefe Meio Ambiente (Sema/Funcap), sob coordenação do professor Davis de Paula.
A ação contou com a participação de técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (CODES/SEMA), Aline Parente e Matheus Silveira e recebeu apoio das prefeituras e secretarias dos municípios de Beberibe, Icapuí e da Defesa Civil.

Durante a atividade, foram utilizados receptores GNSS de alta precisão e drones para a coleta de dados detalhados da linha de costa. O material obtido será processado para gerar um mapeamento em alta resolução, que servirá de base para ações de monitoramento, conservação e gestão ambiental no litoral cearense. As informações também irão subsidiar políticas públicas e apoiar processos de tomada de decisão no território.
Saiba mais
O Projeto Planejamento Espacial Ambiental (PEA) atua em duas subáreas principais no Ceará, com foco na demarcação da linha de costa (LC) dos municípios costeiros dos setores I e II, conforme definido pela Política Estadual de Gerenciamento Costeiro.

O Ceará possui 573 km de linha de costa, abrangendo 20 municípios defrontantes ao mar, organizados em quatro setores (Leste, Região Metropolitana, Oeste e Extremo Oeste). Esses municípios apresentam paisagens variadas e potencial turístico, além de enfrentarem diferentes níveis de urbanização e conflitos socioambientais, como erosão costeira e impactos da elevação do nível do mar. Como resposta, foram instaladas estruturas de proteção costeira, cujos efeitos precisam ser avaliados de forma integrada.
A metodologia do projeto inclui o uso de tecnologias geodésicas, drones, sensoriamento remoto e aerolevantamentos para o mapeamento preciso da LC ambiental. Os dados obtidos também alimentam a Plataforma Estadual Espacial Ambiental (PEDEA), que apoia o monitoramento, planejamento e tomada de decisões no gerenciamento costeiro.