Sema participa da reunião do Ceará Sem Fome e apresenta balanço das ações do Comitê de Sustentabilidade em 2025

11 de dezembro de 2025 - 11:01 # # #


O Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome realizou, nesta sexta-feira (12), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, a 6ª Reunião Ordinária. O encontro, sob a coordenação da primeira-dama do Estado e presidente do Comitê, Lia de Freitas, reuniu representantes das 19 secretarias e órgãos vinculados que compõem o colegiado. A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, Karyna Leal, representou a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).

De acordo com a presidente do Comitê foi encerrado o ciclo de 2025, um ano de importantes conquistas. Ela citou o 2º Festival Ceará Sem Fome, da 1ª Corrida Juntos por um Ceará Sem Fome, além de avanços na qualificação profissional, com mais de 25 mil pessoas formadas, e o fortalecimento do empreendedorismo, com 8 mil participantes em parceria com o Sebrae. “Este encontro é um momento de avaliar desafios e aprimorar estratégias para que, em 2026, possamos tornar nossas ações ainda mais focadas e efetivas”, afirmou.

Sustentabilidade

A secretária Karyna apresentou um balanço da participação da Sema, à frente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Programa Ceará Sem Fome. De acordo ocm a executiva, a proposta de trabalho da Sema, à frente da Comissão, sempre esteve focada na promoção do descarte correto, na reciclagem e foco na dimensão social. Sempre incentivando a inclusão de catadores e catadoras de materiais recicláveis, de forma a integrar a agenda ambiental com a segurança alimentar e geração de renda”, disse.

Na reunião, foram apresentados os resultados da Pesquisa de Satisfação realizada com os beneficiários e com as Agentes Populares de Segurança Alimentar, reforçando o compromisso com a avaliação contínua e o aperfeiçoamento das políticas públicas. Entre os usuários das Cozinhas Ceará Sem Fome, 97,2% afirmaram estar satisfeitos com as refeições recebidas diariamente. Já entre os beneficiários do Cartão Ceará Sem Fome, a aprovação foi unânime: 100% dos entrevistados declararam satisfação com o benefício.

Durante o encontro, foi apresentada a proposta de criação do eixo Ceará Sem Fome +Saúde, o que foi considerado uma “grande novidade”. O eixo integrará ações de atenção primária, acompanhamento nutricional e cuidado em saúde mental às famílias atendidas pelas Cozinhas Ceará Sem Fome em todo o território cearense. A reunião também marcou a entrega de certificados de reconhecimento às secretarias que se destacaram no apoio ao programa em 2025.