Sema participa da 3ª Conferência Regional de Manejo de Resíduos Sólidos do Sertão de Inhamuns

5 de dezembro de 2025 - 14:26 # # # #


A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) participou, nesta quarta-feira (3/12), da 3ª Conferência Regional de Manejo de Resíduos Sólidos do Sertão de Inhamuns, no município de Aiuaba. A técnica Willyanne Rocha, da Coordenadoria de Certificação e Resíduos Sólidos, representou a Sema no encontro que reuniu representantes de órgãos estaduais e municipais, instituições parceiras e membros da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer o debate sobre políticas públicas e estratégias de aprimoramento da gestão de resíduos sólidos nos Inhamuns.

Durante o evento, a técnica da Sema, destacou o compromisso do Governo do Ceará com a Política Estadual de Resíduos Sólidos e a integração das demais políticas ambientais, para o fortalecimento da regionalização e a promoção de práticas sustentáveis que contribuam para um território mais resiliente, ambientalmente sustentável e socialmente justo.

Também presentes ao evento, o Prefeito do Município de Aiuaba, José Moraes Feitosa, e representantes de instituições como a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), dos Consórcios Públicos de Resíduos Sólidos, das Secretarias Municipais do Meio Ambiente de cidades da região, e Coordenadores Regionais dos Programas Auxílio Catador e Agente Jovem Ambiental (AJA/Sema), reforçando o caráter colaborativo e interinstitucional do evento.

Avanço

Por ocasião da Conferência foram avaliadas e votadas propostas voltadas ao avanço da gestão de resíduos sólidos na região. De acordo com a técnica da Sema, inicialmente estas propostas foram apresentadas nas Conferências Municipais, consolidadas e deliberadas na etapa regional e representam as principais prioridades da região. “Orientam as ações do Consórcio Público de Resíduos Sólidos e dos municípios consorciados no fortalecimento da gestão dos resíduos sólidos”, disse.

Para Willyanne, a conferência trouxe reflexões relevantes sobre a importância da gestão de resíduos para a construção de um território sustentável. Ela destacou a contribuição da mesma para a redução dos impactos ambientais a partir da disposição adequada de resíduos. “Contribui para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa e consequentemente, para a adaptação às mudanças climáticas”, afirmou. Também, durante o evento, foram discutidos temas como Educação Ambiental, Logística Reversa, Coleta Seletiva, sustentabilidade e os desafios enfrentados pelos municípios da região dos Inhamuns.

Durante a Conferência foram eleitos os novos membros do Conselho Regional de Manejo de Resíduos Sólidos do Sertão de Inhamuns. Trata-se de uma instância fundamental para apoiar processos decisórios, monitorar iniciativas e ampliar a participação social na governança ambiental, reforçando o compromisso regional com uma gestão mais integrada, participativa e orientada para resultados.