SEMA apresenta resultados de ações no Seminário Final do GEF-Mar em Brasília

5 de dezembro de 2025 - 16:00 # # # # #

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) marcou presença no Seminário Final do Projeto GEF-Mar: Integração entre Comunidades e Fortalecimento da Conservação Costeira e Marinha, nos dias 1 e 2 de dezembro, em Brasília. O encontro reuniu gestores de Unidades de Conservação (UCs) estaduais e federais da Região Nordeste, Sul e Sudeste, em um espaço voltado à apresentação de resultados e à troca de experiências sobre iniciativas de conservação.

Durante o seminário, as equipes puderam expor atividades realizadas em suas respectivas UCs e compartilhar metodologias, desafios e aprendizados, fortalecendo a cooperação entre instituições que atuam diretamente na proteção da biodiversidade marinha e costeira.

A gestora do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, Thais Pereira a Sema apresentou os avanços alcançados na UC sob a sua gestão. Eça destacou ações desenvolvidas junto aos pescadores artesanais, mulheres marisqueiras e pescadoras, além de jovens protagonistas que utilizam, direta ou indiretamente, a área protegida pelo Estado.

Thais ressaltou a importância do encontro e afirmou que eventos como o Seminário do GEF-Mar ampliam a percepção de quem trabalha com a proteção da natureza e que tem reflexos muito positivos na sociedade e, sobretudo, no meio ambiente. “Não se faz conservação sem unir a comunidade que utiliza as áreas protegidas”, disse. “Também tive, durante o encontro, a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido por outras UCs e perceber que podemos avançar ainda mais”, encerra.

A gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) Berçário da Vida Marinha, Maria Camila, também participou do Seminário. A APA também está integrada ao Projeto GEF-Mar. A gestora apresentou o processo de criação do Conselho Gestor da Unidade de Conservação, “Foi um processo marcado pela forte participação social de pescadores, pescadoras, marisqueiras e representantes da sociedade civil e de outras diversas instituições parceiras”, relatou.

O evento reforçou o papel fundamental da integração comunitária na efetiva conservação das áreas marinhas e costeiras e celebrou os resultados obtidos ao longo da execução do GEF-Mar em todo o país.

Sobre o GEF-Mar

O Projeto GEF-Mar (sigla para Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas – GEF Mar) é iniciativa do Governo Federal do Brasil que visa promover a conservação e o uso sustentável da biodiversidade marinha e costeira.É coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e conta com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente por meio do Banco Mundial. A gestão financeira e operacional é realizada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade.