Agentes Jovens Ambientais vivenciam cultura indígena na Festa do Mocororó
5 de dezembro de 2025 - 16:10 #Ceará #Povo Jenipapo Kanindé #Programa Agente Jovem Ambiental #sema

Na manhã desta sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, os Agentes Jovens Ambientais participaram da IX Festa do Mocororó, celebração anual do povo indígena Jenipapo-Kanindé, realizada na Aldeia Lagoa Encantada, em Aquiraz. O evento marca a comemoração da demarcação do território e exalta a cultura alimentar tradicional.
O Mocororó, bebida sagrada feita a partir do caju fermentado, é o centro da festividade, que reúne rituais, danças (Toré), cantos e jogos que reafirmam a identidade e a resistência do povo Jenipapo-Kanindé. A celebração ocorre no Cajueiro Sagrado, espaço de memória e espiritualidade, onde é reverenciada a colheita do caju e a relação harmoniosa com a natureza.

Participaram da atividade os Agentes Jovens Ambientais Natália Augusta da Silva, Cláudia Gomes Barbosa, Carlos Eduardo Gomes Barbosa e Deisiane Alves. O grupo foi acompanhados pelo coordenador do Programa AJA na Região Leste, Abelardo Diógenes, e as supervisoras Larisse Frota e Lourdes Maria, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Aquiraz.
Ao lado das lideranças Cacique Pequena, Pajé João e representantes de diversas aldeias, os jovens vivenciaram momentos significativos da cultura indígena, como o ritual sagrado do Toré, a apresentação do grupo Nheengari Sambokar, a competição de quebra de castanha, a disputa do caju azedo e o desfile Kunha e Apyara Mocororósense.