Sema participa da Assembleia Geral do Consórcio Nordeste em Teresina

1 de dezembro de 2025 - 16:55 # # #

 

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) integrou, nesta segunda-feira (1º/12), a comitiva do Governo do Ceará na Assembleia Geral dos Governadores e Governadoras do Nordeste, realizada em Teresina. O Estado foi representado pela vice-governadora Jade Romero e pela secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire, que acompanharam as discussões voltadas ao fortalecimento das políticas públicas e ao avanço de iniciativas estratégicas para o desenvolvimento regional.

A programação incluiu a apresentação dos resultados da Chamada Nordeste da Nova Indústria Brasil, considerado o maior investimento voltado à industrialização da região. Foram aprovados R$ 113 bilhões, de 189 propostas. Volume de investimentos supera em 11 vezes a demanda inicial. Foram selecionados 189 projetos estruturais, de todos os nove estados, para as cinco áreas estratégicas: transição energética com foco em armazenamento, bioeconomia com foco em fármacos, hidrogênio verde, data center verde e setor automotivo.

Durante o encontro, BNDES, BNB, Banco do Brasil, Caixa, Finep, Sudene e Consórcio Nordeste anunciaram os projetos selecionados, que seguirão para as etapas de viabilização e implementação. O Ceará é o segundo estado com mais propostas aprovadas: são 39 negócios, novos ou em expansão e receberá o aporte de 26,4 bilhões.

O Consórcio Nordeste apresentou o relatório anual e avanços das Câmaras Temáticas, entre elas a de Meio Ambiente, presidida pelo Ceará, que
reforçou ações de governança climática, combate à desertificação e transição circular. A participação em eventos nacionais e internacionais consolidou a região como protagonista no debate climático, com políticas focadas em mitigação e adaptação.

“A Câmara tem sido fundamental para fortalecer a governança climática no Nordeste. Sob a liderança do Ceará, avançamos em ações concretas com trabalho colaborativo que consolida a região como referência nacional e internacional na agenda climática e ambiental”, afirma a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima e coordenadora da Câmara Temática do Meio Ambiente do Consórcio Nordeste, Vilma Freire.

Outro ponto de destaque foi o lançamento do Centro de Inteligência Artificial do Nordeste (CIAN), instituído pelo Consórcio Nordeste em parceria com a Dataprev e a empresa Huawei. O Centro integra compromissos bilaterais entre Brasil e China e está alinhado ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA 2024–2029).

A Assembleia elegeu o governador de Alagoas, Paulo Dantas, como o novo presidente do Consórcio Nordeste. No encontro, foram apresentados os estudos “Powershoring como Estratégia de Desenvolvimento”, no qual o economista Paulo Arbache demonstra as vantagens da instalação de indústrias em regiões onde há geração de energia limpa, e o Futuro Digital do Nordeste, pesquisa desenvolvida pelo Banco Mundial que aponta a  potencialidade do Nordeste  para liderar a transição energética.