Sema entrega kit fardamento para os AJAs de Baturité
29 de novembro de 2025 - 17:58 ##AJA #Baturité #Coeas #entrega #kits de fardamento #Programa Agente Jovem Ambienta

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), realizou na manhã deste sábado (29) a entrega de kits de fardamento para 31 jovens do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) de Baturité, município localizado a aproximadamente 100 km de Fortaleza. A solenidade ocorreu na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Clemente Olintho Távora Arruda.

Os kits são compostos por mochila, camisa polo para ocasiões formais, camisa de manga longa com proteção UV para atividades de campo, boné, garrafa de água reutilizável e crachá de identificação. De acordo com a secretária estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire, presente no evento, a entrega dos uniformes integra um processo que abrange todos os 184 municípios cearenses.

Em seu discurso, a secretária destacou o reconhecimento internacional do programa. “O AJA foi criado em 2021 e, quando outros estados viram que era uma política que dava certo, começaram a nos pedir ajuda. Apresentamos o programa na COP30 e hoje somos reconhecidos e premiados internacionalmente. É um motivo de muito orgulho para todos nós.”, afirmou Vilma Freire.

Para o coordenador de Educação Ambiental e Articulação Social da Sema e coordenador geral do AJA, Ulisses Rolim, a iniciativa fortalece a identidade dos jovens agentes ambientais e reforça seu compromisso com as ações sustentáveis.”A entrega do fardamento vai além do aspecto visual: ela consolida o vínculo desses jovens com a causa ambiental, fortalece seu senso de pertencimento e evidencia o compromisso público que assumem perante a sociedade”, pontua.

O jovem Fábio Monteiro, participante do programa há quatro meses, compartilhou sua experiência: “Tem sido muito gratificante cuidar do meio ambiente e ajudar outras pessoas. Meu projeto está relacionado ao cultivo de alimentos, com atenção ao solo. Estou ansioso para usar o uniforme e ser reconhecido como agente ambiental”.

Além da secretária Vilma Freire, estiveram presentes no evento a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Karyna Leal; o coordenador de Educação Ambiental e Articulação Social da Sema e coordenador geral do AJA, Ulisses Rolim; o superintendente da Autarquia do Meio Ambiente de Baturité (AMAB), Artur Emílio Ivo Holanda; e o coordenador regional do programa AJA no Maciço de Baturité, Francisco Gilvan Garcia Pereira, entre outras autoridades.
Sobre o Programa AJA

Criado pela Lei Estadual 17.383, em janeiro de 2020, o Programa Agente Jovem Ambiental é uma iniciativa do Governo do Ceará, gerida pela Sema, que atende cerca de 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social em todos os municípios cearenses. O objetivo é incentivar a participação juvenil em projetos sustentáveis, promovendo inclusão social e ambiental, geração de renda e protagonismo jovem. Os participantes recebem auxílio financeiro, capacitação em educação ambiental, seguro acidente, fardamento e certificado.
