Vem Pro Parque oferece aprendizado lúdico em educação ambiental e arte para crianças e adultos

27 de novembro de 2025 - 16:08 # # # #


Além dessa programação, seguem as atividades básicas e a exibição do filme “Os Tac tacs”, com Bráulio Bessa no elenco

Nas oficinas deste fim de semana (29 e 30/12) do  Vem pro Parque (VPP), o Governo do Estado proporciona arte, sustentabilidade e cuidado com o Meio Ambiente.Nas atividades educativas, crianças e adultos poderão aprender mais sobre compostagem, pintura em tela com materiais ecológicos, reutilização dos resíduos, capacidade da terra para receber o lixo produzido pelos seres humanos. O Programa acontece no Parque do Cocó, é realizado por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

As oficinas de Estamparia Criativa, realizada pelo grupo Arteculando (sábado, das 9h às 11h), e de Gestão de resíduos sólidos, ministrada pelo grupo Mata Branca Jr. (domingo,  9h às 11h), no Parque Estadual do Cocó prometem empolgar adultos e crianças com as possibilidades de produção de arte a partir de materiais ecológicos e de reaproveitamento de lixo em diversos ambientes. Com uma didática voltada para a prática e muita vontade de compartilhar o conhecimento, os jovens dos dois grupos vão trabalhar a sensibilização e conscientização dos participantes para o crescimento da sustentabilidade.

Além das oficinas, o Vem pro Parque (VPP) conta com a exibição do filme “Os Tac tacs” (domingo, às 10h30), que responde de forma lúdica e divertida à questão “Por que o mundo está mais quente?”. Uma produção do grupo Blitz, a obra é um média-metragem que mostra de forma acessível que a preservação do planeta pode começar cedo na vida das famílias, com pequenas atitudes e mudanças de hábitos.

No domingo, os Agentes Jovens Ambientais participam da programação  durante toda a manhã realizando oficinas de produção e distribuição de mudas, além de jogos educativos com material reciclado e pintura facial.

A programação básica do Programa continua acontecendo normalmente no domingo, 30: tai chi chuan (7h), ioga (8h), biodança (9h), ritmos (8h às 12h) e recreação (8h às 11h). Todas as atividades são gratuitas.

Saiba mais

Arteculando:

Projeto independente que nasceu no bairro Pirambu, em Fortaleza, idealizado por Caio Souza e Milena Raíssa, para difundir arte, cultura e educação. Por meio de oficinas de arte , educação e sustentabilidade, promovem trocas de saberes, cultivo da memória, estímulo à criatividade e fortalecimento comunitário. O objetivo é levar a arte como ferramenta de transformação social e potência dos territórios como espaços vivos de criação e resistência.

Mata Branca Jr.:

Empresa Júnior do curso de Ciências Biológicas eles têm no portfólio desde oficinas e minicursos até consultorias, como em Resgate da fauna e Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), e Análises, de água e solo. Na sua missão está a formação de empreendedores e lideranças comprometidos e com a transformação do mundo, do estado e dos territórios locais.

Blitz:

Atua há mais de 10 anos com inovação e criatividade no setor cultural e corporativo, com experiências que unem arte, tecnologia e interatividade, em espetáculos, parques temáticos e projetos audiovisuais.

SERVIÇO

Vem pro Parque – Parque Estadual do Cocó (Av. Padre Antônio Tomás, S/N)
Gratuito
Classificação indicativa: Livre

Sábado, 29, das 9h às 11h:

Oficina de Estamparia criativa, realizada pelo grupo Arteculando – ensina a arte com materiais orgânicos e ecológicos.

Domingo, 30 – 7h às 12h

Oficina de Gestão de resíduos sólidos – 9h às 11h, com o grupo Mata Branca Jr. – ensina como reaproveitar resíduos.

Tai chi chuan – 7h

Ioga – 8h

Biodança – 9h às 10h30

Recreação – 8h às 11h

Ritmos – 8h às 12h