Sema intensifica ações de monitoramento em Unidades de Conservação de Crateús

25 de novembro de 2025 - 11:18 # # #


A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA) tem reforçado as rondas de monitoramento e fiscalização no Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Boqueirão do Poti, localizados no município de Crateús. As ações visam coibir crimes ambientais como queimadas, caça e pesca de animais silvestres, além de prevenir a degradação do solo por poluentes que possam comprometer a biodiversidade local.

Segundo o gestor das duas unidades de conservação, Danilo Melo, da Coordenadoria de Biodiversidade da SEMA (COBIO/SEMA), as equipes realizam, em média, de duas a três fiscalizações por mês. Além da vigilância, as iniciativas incluem doação de mudas e diálogo direto com moradores e representantes das associações ribeirinhas da Poligonal e das Unidades de Conservação.

Em casos de crimes ambientais, a SEMA aciona imediatamente os órgãos competentes, como o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace),o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Secretaria de Proteção Animal (SEPA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Crateús (SEMAM) e o Corpo de Bombeiros Militares.

Entre as infrações mais comuns registradas nas áreas protegidas estão queimadas, construção de caieiras para produção de carvão, caça e pesca predatória, atividades de mineração (como garimpo e extração de areia) e descarte irregular de resíduos poluentes.

A Sema reforça que as ações continuarão sendo intensificadas para garantir a preservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais da região.