Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Programa Ceará Sem Fome discutem gestão sustentável do isopor durante visita a Rede de Catadores

25 de novembro de 2025 - 14:59 # # # # #

 

A Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Programa Ceará Sem Fome, presidida pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), realizou nesta terça-feira (25) uma visita ao Galpão da Rede de Catadores, localizado no bairro João XXIII, em Fortaleza. O espaço é um dos centros de operação do Programa Auxílio Catador (PAC), iniciativa do Governo do Ceará que promove inclusão socioeconômica de trabalhadores e trabalhadoras da reciclagem.

Financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) do Ceará, o PAC oferece um auxílio financeiro mensal a catadores de materiais recicláveis que residam no Ceará, estejam filiados a cooperativas ou associações e cumpram uma meta de coleta de 500 kg de resíduos por mês.

Durante a visita, a comissão composta por técnicos da Sema, representes do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) e do Gabinete da Primeira do Ceará, debateu alternativas para a gestão sustentável de resíduos gerados pelo Programa Ceará Sem Fome, com foco especial no descarte adequado de embalagens de isopor. A discussão centrou-se em alinhar as soluções aos princípios da economia circular e no fortalecimento da cadeia de reciclagem liderada por catadores.

A comitiva foi recebida pela presidente da Rede de Catadores do Estado do Ceará, Leina Mara, que apresentou a estrutura do galpão e detalhou o funcionamento do maquinário utilizando para destinação ambientalmente adequada desses resíduos.

Renata Martins, técnica da Codes/Sema, destacou a importância da iniciativa: “Essa integração entre poder público e categoria de catadores de materiais recicláveis é fundamental para avançarmos em soluções concretas de economia circular, gerando renda e promovendo sustentabilidade”.

O Programa Auxílio Catador segue como uma das apostas do Estado para fomentar a reciclagem e melhorar as condições de trabalho dos catadores cearenses.