Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga realiza terceira reunião ordinária de 2025

24 de novembro de 2025 - 16:19 # # #

Na manhã desta segunda-feira (24), no Auditório da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima ( Sema), aconteceu a 3ª Reunião Ordinária do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBC). O encontro foi coordenado pela engenheira agrônoma, Viviane Gomes Monte, técnica da Coordenadoria do Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema).

Na programação, como previsto na pauta, foi realizada uma apresentação sobre a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Serra das Almas, com vistas à renovação do título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga. O representante da Associação Caatinga, Gilson Miranda do Nascimento, proferiu palestra destacando a importância da Serra das Almas para a conservação da biodiversidade do bioma.
Uma área protegida é reconhecida como Posto Aavançado da Reserva da Biosfera da Caatinga pela Unesco, por abrigar uma representativa área de Caatinga preservada e pela sua interação com as comunidades rurais do seu entorno.

De acordo com Miranda, poucos sabem, mas a RPPN é uma UC de proteção integral. “E no caso da Serra das Almas, trabalhamos sobretudo, mostrando as potencialidades e as necessidades de proteção e valorização da Caatinga e para o engajamento da sociedade em prol de sua conservação”, disse. Ele enfatizou “que o que restou da Caatinga está fragmentado”, mas que existe um esforço da organização e estratégias para reverter essa situação.

COP30
A reunião também contou com a participação do coordenador da Codes/Sema, Wilker Sales. Ele fez um breve relato sobre a participação da Sema na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Sales destacou o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Estado do Ceará, produzido pela Sema em parceria com o ICLEI, apresentado durante a COP. Para Sales, o inventário traz informações relevantes para a Caatinga. “O maior emissor é o setor agrícola”, afirmou.

Dando prosseguimento a pauta, foi colocada em discussão a elaboração da cartilha sobre o bioma, em parceria com o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga e apoio da FIEC. A Professora Najila Cabral, representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), está coordenando a construção do documento. Ela explicou que está na fase inicial de elaboração. Vamos rever os textos que recebemos que, com certeza, serão revisados”, explicou. “A previsão é que a cartilha fique pronta até abril de 2026.

Por solicitação da Professora Najila Cabral, será emitida uma moção de pesar pela morte do empresário Roberto Proença de Macêdo. Trata-se de uma proposição formal, que será assinada pela presidente do Comitê Estadual e titular da Sema, para expressar condolências e solidariedade pelo falecimento do empresário ambientalista que teve relevância na proteção do bioma Caatinga, tendo sido inclusive, agraciado com a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa.

Antes de dar como encerrada a 3ª Reunião Ordinária, Viviane Gomes declarou, com vistas à renovação do título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga, da RPPN Serra das Almas que o Comitê Estadual, que o Conselho Estadual concorda com a renovação e que a decisão será encaminhada ao Comitê Nacional. A coordenadora também lembrou a entrega do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, que este ano acontece dia 1o. de dezembro, no Palácio da Abolição, por ocasião do evento da Sema, denominado de Entregas Verdes.

Também participaram do encontro, representantes do ICMBio, da Fundação Cepema, da Semace, do Ibama e da FIEC.