GT de Sustentabilidade do Ceará Sem Fome se reúne para discutir destinação dos resíduos do programa
17 de novembro de 2025 - 13:50 ##Sustentabilidade #Ceará Sem Fome

No dia 13 de novembro, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) sediou reunião da “Comissão de Sustentabilidade do Programa Ceará Sem Fome”. Durante o encontro foram discutidas alternativas para a gestão sustentável dos resíduos gerados pelo programa. O encontro foi conduzido pela técnica da Coordenadoria do Desenvolvimento Sustentável(Codes/Sema) Renata Martins.
De acordo com a representante da Sema, esta foi a primeira reunião técnica do grupo que trabalha em busca de uma solução para o descarte adequado de resíduos gerados nas cozinhas, do Programa Ceará Sem Fome, especialmente as embalagens de isopor. “A solução deve ser alinhada aos princípios da economia circular e no apoio aos catadores e catadoras do estado do Ceará”, disse.

Para o técnico Davi Monte, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a reunião é muito importante no contexto do Ceará Sem Fome. “Estamos discutindo possíveis propostas para o armazenamento adequado dos resíduos nas cozinhas e para as embalagens de isopor, considerando questões de higiene e logística”, explicou. Atualmente, Monte está a disposição do Gabinete da Primeira-Dama, na função de Coordenador das Cozinhas Ceará Sem Fome.
O técnico também citou que em muitas cozinhas do programa estão sendo desenvolvidas iniciativas sustentáveis e que ele está iniciando um levantamento dessas ações, informando que pelo menos, 70 dessas ações estão em andamento em todo o estado. “São experiências com compostagem, reutilização de água e aproveitamento integral dos alimentos, que estão sendo desenvolvidos e possivelmente serão replicadas em outras cozinhas”, informou.
Também participaram da reunião: os técnicos, Antônia Fádia Valentim de Amorim e Ari Clecius Alves de Lima, do Nutec; Ivanildo Rodrigues dos Santos, Claudiano Rocha, Juliana Oliveira e Francisco de Assis Soares de Souza, do Gabinete da Primeira-Dama; e Cleber Leite Leite Pereira, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).
Programa Ceará Sem Fome
O Ceará sem Fome é um programa do Governo do Ceará para combater a insegurança alimentar, que reúne o trabalho e os esforços de diversas instituições (públicas e privadas) e o engajamento da sociedade civil. Conta com mais de 1.300 cozinhas ativas em todos os 184 municípios. Desde a primeira unidade, inaugurada em setembro de 2023, já foram servidas mais de 57 milhões de refeições, garantindo alimentação diária a 130 mil pessoas. O Governo do Estado já investiu mais de R$ 431 milhões nas cozinhas solidárias, que oferecem refeições equilibradas e de qualidade para a população em situação de vulnerabilidade.