AJAs de Moraújo promovem atividades de educação ambiental em escolas de ensino infantil
14 de novembro de 2025 - 14:34 ##educação ambiental #Agente Jovem Ambiental #Moraújo
Na manhã desta sexta-feira, as Agentes Jovens Ambientais (AJAs) da cidade de Moraújo, Glória Carvalho e Raiane Ferreira, realizaram ações de educação ambiental nas escolas EMEIF Antônio Gonçalves Machado e EMEIF Juvêncio da Costa Sampaio, abordando de forma lúdica a importância da preservação da floresta e os danos causados pelas queimadas.
Utilizando pinturas e o jogo da memória “Antes e Depois do Fogo”, as crianças puderam visualizar, em pares de imagens, os cenários de uma floresta saudável ,com árvores verdes, animais e flores, e a realidade após o fogo, marcada por árvores queimadas, fumaça e animais fugindo. A atividade reforçou, de maneira simples e didática, os impactos das queimadas no meio ambiente.
O objetivo principal foi sensibilizar os alunos sobre a necessidade de valorizar as áreas verdes e compreender como o fogo afeta diretamente a vida das plantas, dos animais e das pessoas.

As próprias crianças refletiram sobre o tema, percebendo que as queimadas não podem ser realizadas porque destroem as florestas, os animais e o ambiente onde eles vivem. Para a AJA Glória Carvalho, o retorno foi extremamente positivo. “Foi muito importante ver o empenho e o conhecimento das crianças, o quanto elas sabem e entendem do assunto. Elas entram no tema, contam fatos, falam o que pode e o que não pode, e apresentam soluções para os problemas. Muito gratificante o retorno tão positivo das atividades realizadas.”
As ações reforçam o compromisso das AJAs de Moraújo com a formação de uma geração mais consciente e engajada na proteção do meio ambiente.