Agentes Jovens Ambientais de Pacoti realizam colheita em horta comunitária no CRAS
14 de novembro de 2025 - 10:57 #Horta Comunitária #Pacoti #Programa Agente Jovem Ambiental

Na tarde da quarta-feira, 12 de novembro, os Agentes Jovens Ambientais (AJAs) de Pacoti realizaram a colheita da horta comunitária cultivada por eles no Centro de Referência da Assistência Social da cidade. Desenvolvida em parceria com idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o Grupo da Melhor Idade, a colheita marca mais uma etapa do Plano de Ação Comunitária (PAC) conduzido pelos jovens no município. As hortaliças colhidas foram doadas ao CRAS a produção de alimentos saudáveis para os integrantes do Grupo.
A horta, que já havia sido apresentada em outubro à equipe do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), uma das instituições financiadoras do Programa AJA, recebeu elogios pela organização e pela efetiva integração entre juventude e comunidade. Na ocasião, representantes do fundo destacaram o comprometimento dos AJAs na execução dos PACs e o impacto positivo das atividades no território.
Durante o momento da colheita, a AJA Maria Clara Assaré emocionou-se ao falar sobre a importância do vínculo construído com os idosos.
“Essa parceria é pautada no amor, no afeto, no carinho e, principalmente, na atenção a quem tem tanto a nos ensinar. Eles carregam experiências valiosas que nos inspiram todos os dias”, afirmou.
A AJA Sabrina Silva reforçou o compromisso de continuidade da ação, destacando que as sementes plantadas no projeto devem seguir germinando em outros espaços do município.“É essencial manter viva a semente plantada ontem. Queremos levar essa iniciativa não apenas ao CRAS, mas também a outras repartições municipais”, destacou.
A orientadora do SCFV, Ana Cláudia, agradeceu aos jovens do Programa AJA pelo empenho e cuidado durante todo o processo de cultivo e colheita da horta, ressaltando a importância da parceria para o fortalecimento dos vínculos intergeracionais.
A ação reafirma o papel dos AJAs de Pacoti na promoção da educação ambiental, no cuidado com o território e na construção de relacionamentos significativos entre diferentes gerações.
Sobre o Programa
Criado em 2021, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), o AJA é hoje o maior programa de educação ambiental do país, com 10 mil vagas distribuídas em todos os municípios cearenses já beneficiou mais de 38 mil jovens desde sua criação e já recebeu mais de 63 milhões de reais em investimentos.
Voltado a jovens entre 15 e 29 anos inscritos no Cadastro Único, o programa oferece formação em temas como educação ambiental, pegada ecológica, mudanças climáticas, biodiversidade, unidades de conservação e legislação ambiental. Além disso, os participantes recebem auxílio financeiro durante o período de atuação.