Agentes Jovens Ambientais de Fortaleza visitam novo espaço do Grupo de Interesse Ambiental e conhecem iniciativas de economia circular
14 de novembro de 2025 - 11:28 #Economia Circular #Grupo de Interesse Social #Programa Agente Jovem Ambiental
Na tarde desta quinta-feira, dia 13, os Agentes Jovens Ambientais (AJAs) de Fortaleza participaram de um encontro especial com o Grupo de Interesse Ambiental (GIA), uma OSCIP reconhecida por seu trabalho socioambiental e pelas iniciativas voltadas à economia circular no Ceará. A visita à sede localizada no bairro Cocó marcou a apresentação do novo espaço da instituição, presidida por Cláudia Bezerra, que recebeu os jovens para uma imersão nas ações desenvolvidas pelo grupo.
Durante a visita, os AJAs conheceram de perto o projeto de reutilização de lonas e tecidos descartados, que são transformados em bolsas, sacolas, carteiras e pochetes. Segundo Cláudia Bezerra, o trabalho só é possível graças ao engajamento coletivo.
“É um trabalho feito a muitas mãos, onde os voluntários do GIA se envolvem junto a comunidades carentes, movimentando a economia circular, ajudando o meio ambiente e apoiando pessoas que mais precisam”, destacou ela.
Outra iniciativa apresentada foi o quintal produtivo, espaço onde são cultivadas árvores nativas, plantas frutíferas e uma horta medicinal. Toda a produção é compartilhada entre os membros da instituição e moradores da comunidade, ampliando o acesso a alimentos saudáveis e fortalecendo práticas sustentáveis.
Para a AJA Débora Mendes, a experiência foi enriquecedora e inspiradora. “Participar do GIA foi maravilhoso e me fez refletir sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Aprendi que pequenas ações fazem grande diferença e saio motivada a mudar meu dia a dia para ajudar a proteger o planeta. A atividade foi dinâmica, divertida e um aprendizado muito valioso”, afirmou.
A visita integra as ações do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a SEMA e o GIA, que visa promover iniciativas conjuntas de educação ambiental e economia circular, envolvendo especialmente os jovens do Programa AJA.
Sobre o Programa AJA
Criado em 2021, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), o AJA é hoje o maior programa de educação ambiental do país, com 10 mil vagas distribuídas em todos os municípios cearenses já beneficiou mais de 38 mil jovens desde sua criação e já recebeu mais de 63 milhões de reais em investimentos.
Voltado a jovens entre 15 e 29 anos inscritos no Cadastro Único, o programa oferece formação em temas como educação ambiental, pegada ecológica, mudanças climáticas, biodiversidade, unidades de conservação e legislação ambiental. Além disso, os participantes recebem auxílio financeiro durante o período de atuação.