Curso forma educadores ambientais em Quixadá com foco em sustentabilidade e gestão de resíduos
10 de novembro de 2025 - 16:31 #Amma #Coeas #Curso de Formação #Educadores Ambientais #Quixadá

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), em parceria com a Superintendência da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (Amma), realizou a primeira etapa do Curso de Formação de Educadores Ambientais entre os dias 5 e 7 de novembro, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social de Quixadá. A capacitação, com carga horária total de 120 horas, reuniu professores, técnicos do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Sertão Central (Conserce), servidores municipais e representantes de órgãos públicos.
Ministrado pelo educador ambiental Genario Azevedo, o curso abordou temas críticos como Mudanças Climáticas, Educação Ambiental, Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Agrotóxicos, Agroecologia, Sistemas Agroflorestais, Unidades de Conservação, Legislação e Licenciamento Ambiental. A programação combinou teoria e prática, incluindo uma visita de campo à Central Municipal de Reciclagem (CMR), ainda em construção, e à Associação de Catadores e Recicladores de Quixadá (ACRQ).
Durante a visita à CMR, a superintendente do Conserce, Renata Fontes, destacou a importância da obra para a gestão de resíduos na região. “A Central é um avanço na infraestrutura e no apoio às associações locais, alinhando-se à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”, afirmou. Na ocasião a superintendente da AMMA, Jesyca Severo, contribuiu reforçando o papel do projeto na adequação do município às normativas nacionais.“A Central de Resíduos é um projeto fundamental para a adequação do município à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”, acrescentou.

Na Associação de Catadores e Recicladores de Quixadá (ACRQ), os participantes foram recebidos pelo presidente José Adauto, catador há 15 anos, que enfatizou a relevância do trabalho da associação e agradeceu o apoio do CONSERCE, AMMA e do Programa Auxílio Catador da SEMA. “Reforçamos que nosso trabalho é de grande importância para a comunidade. Por isso, agradecemos muito ao Conserce, a AMMA e ao Programa Auxílio Catador da Sema, que garante uma renda extra para os associados da ACRQ”, disse.
Ao final do curso, os educadores elaboraram projetos práticos, como “Implantação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nas Escolas” e “Implantação de Coleta Seletiva na Comunidade”, com execução prevista para os próximos três meses. Jesyca Severo ressaltou o engajamento dos participantes: “Para muitos, o curso representa uma oportunidade de crescimento e envolvimento com a causa ambiental”.
A iniciativa integra esforços para promover políticas públicas ambientais e fortalecer a educação sustentável no Sertão Central.
