Consórcio Nordeste leva à COP30 plano pioneiro que transforma o semiárido em epicentro mundial da economia verde

7 de novembro de 2025 - 11:45 # #

Lançamento de Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica acontece no dia 11, na Blue Zone

O Consórcio Nordeste, que representa os nove estados da Região (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), anuncia sua participação estratégica na Zona Verde (Green Zone) e na Zona Azul (Blue Zone) da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro.

A presença articulada do Nordeste brasileiro consolida a região como uma voz subnacional crucial no cenário global de ação climática e de desenvolvimento sustentável e justiça social.

“O Plano Brasil Nordeste é uma oportunidade histórica para repensarmos o desenvolvimento da nossa região a partir da sustentabilidade e da justiça social. O Ceará reafirma seu compromisso com a construção coletiva de um modelo econômico que valoriza nossos biomas, nossas pessoas e nosso potencial inovador. A transformação ecológica é, sobretudo, um projeto de futuro para o Nordeste e para o Brasil”, afirma Vilma Freire, secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará e coordenadora técnica da Câmara Temática do Meio Ambiente do Consórcio Nordeste.

O Nordeste é uma das regiões do planeta com maior potencial de energia renovável, com grande capacidade em energias solar, eólica, hidrogênio verde e biomassa, e se destaca pela sua rica diversidade biológica e sociocultural. A COP30 será uma oportunidade ímpar para apresentar a singularidade, o potencial e as soluções da região para o enfrentamento da crise climática.

Com destaque para o lançamento do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica, iniciativa única e singular no mundo, que coloca a região um passo à frente na implementação da agenda climática global.

Construído de forma colaborativa com a participação de movimentos sociais, academia, comunidades tradicionais e povos originários, setor produtivo e gestores públicos, o PTE-NE é um instrumento de planejamento estratégico que apresenta as soluções já construídas pela região para enfrentar a crise climática e transformar seus desafios históricos em oportunidades reais de desenvolvimento sustentável e regenerativo, com inclusão social e prosperidade compartilhada, rumo à uma economia verde e de baixo carbono.

A COP30 também será palco para o Nordeste apresentar as potencialidades do bioma Caatinga, único exclusivamente brasileiro e que está presente nos nove estados do Nordeste. Estudos recentes mostram que a Caatinga é responsável por grande captura e armazenamento de carbono, além de ser um celeiro para bioeconomia, tecnologias sociais e exemplo de resiliência. O Nordeste busca incluir e valorizar a Caatinga na agenda climática global.

Destaques da agenda

[AVISO DE PAUTA]
Lançamento do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica (PTE-NE) – Zona Azul (Blue Zone)
Dia 11 de novembro – terça-feira
Horário: 16h30 – 18h

A solenidade contará com a presença dos governadores da região.
Inauguração do Espaço Brasil Nordeste – Zona Verde (Green Zone)
Dia 11 de novembro – terça-feira
Horário: 13h – 14h

A solenidade contará com a presença dos governadores da região.
O Espaço Brasil Nordeste irá abrir os debates, ações e eventos que visam apresentar ao mundo as potencialidades, os saberes, as inovações e as soluções sustentáveis desenvolvidas pelos nove estados do Nordeste.
Zona Verde (Green Zone) – Lançamento do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica (PTE-NE)
Dia 12 de novembro – quarta-feira
Horário: 12h – 13h
Acesse a programação detalhada do Espaço Brasil Nordeste na COP30 (Zona Verde).