Agentes Jovens Ambientais participam de encontro na UFC sobre transformação social para juventudes

6 de novembro de 2025 - 09:21 # # # #

No dia 5 de novembro de 2025, na Universidade Federal do Ceará (UFC), campus do Pici, os Agentes Jovens Ambientais (AJAs) de Fortaleza participaram da “Imersão em Transformação para Juventudes”. A atividade integrou os Encontros Universitários da UFC e teve como objetivo incentivar o interesse social, estimular o protagonismo juvenil e fortalecer a criação de soluções para desafios socioambientais nas comunidades.

O encontro promoveu reflexões sobre transformação social e soluções comunitárias a partir do olhar das juventudes. A mediação foi conduzida pelo coletivo Ruma, iniciativa jovem que busca evidenciar a força do Nordeste por meio do apoio às juventudes de grupos minoritários, e pelo Grupo Delfos.

Criado em 2021, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), o AJA é hoje o maior programa de educação ambiental do país, com 10 mil vagas distribuídas em todos os municípios cearenses já beneficiou mais de 38 mil jovens desde sua criação e já recebeu mais de 63 milhões de reais em investimentos.

“A participação dos AJAs em espaços como este reforça o compromisso do Programa com a formação cidadã e o protagonismo juvenil. O envolvimento dos jovens em debates sobre transformação social é essencial para que eles se reconheçam como parte ativa das soluções ambientais e comunitárias”, explica o orientador da Célula de Educação Ambiental da Sema, Sérgio Mota.

Em suas comunidades, os jovens desenvolvem Planos de Ação Comunitária (PACs), com atividades práticas como criação de hortas comunitárias, trilhas ecológicas, arborização, proteção de nascentes, coleta seletiva e ações de combate ao abandono de animais.

A participação dos AJAs na imersão ampliou seus conhecimentos, fortaleceu habilidades colaborativas e reforçou o compromisso com a preservação ambiental e o bem-estar coletivo. O encontro proporcionou reflexões, trocas de experiências e aprendizagens que impulsionam os jovens a atuarem como agentes transformadores em seus territórios, promovendo ações de impacto positivo e sustentável na sociedade.
“A atividade trouxe muitas reflexões sobre um presente e um futuro mais sustentáveis. Compartilhamos o mesmo objetivo de construir uma sociedade mais inclusiva e consciente. Além disso, foi inspirador conhecer outras organizações que, assim como nós, lutam pela juventude e pelo meio ambiente”, afirma Beatriz Lima, uma das participantes do Programa Agente Jovem Ambiental.